Equipe da Enfam faz visita técnica, e secretário executivo destaca Esma-PB como escola modelo
A Escola Superior da Magistratura da Paraíba - Esma-PB recebeu, na tarde da segunda-feira (24), uma equipe da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para uma visita técnica. Ao final das exposições feitas pelos técnicos enviados e pela equipe da Esma-PB, o secretário executivo da Enfam, Leonardo Peter, declarou que “a Esma-PB é uma escola muito bem estruturada, é uma escola modelo para as escolas irmãs e é uma parceira da Enfam”.
A visita técnica da Enfam tem como objetivo intensificar o diálogo institucional e promover o alinhamento pedagógico e administrativo das ações educacionais em consonância com as diretrizes da Enfam e da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura - Renejum.
O diretor da Esma-PB, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, destacou a importância dessas visitas para as escolas e lembrou que a medida faz parte de uma política que o ministro Benedito Gonçalves, diretor-geral da Enfam, adotou desde o início da sua gestão.
“A Enfam tem visitado todas as escolas judiciárias com o objetivo de trazer sugestões para o melhoramento e unificação dos cursos que são apresentados. O objetivo maior dessa reunião é exatamente unificar os trabalhos desenvolvidos pelas escolas para que possam trabalhar conjuntamente de forma associativa, e que tenham menor custo e maior eficiência para as escolas”, observou o desembargador Joás Filho.
O secretário executivo, Leonardo Peter, ressaltou a parceria entre a Esma-PB e a Enfam. “Vários professores daqui, tanto magistrados como pedagogos, são parceiros da Enfam, colaboram em nossos eventos, então é um pessoal que a gente veio visitar já com uma expectativa muito alta de que teríamos excelentes ideias, coisas que poderíamos levar, e isso se confirmou em nossa visita”, avaliou.
O técnico disse que a parceria entre a Esma-PB e a Enfam vem sendo realizada há muitos anos e citou um exemplo: “nessa gestão, de modo mais específico, em vários projetos conjuntos que nós já trabalhamos ao longo deste ano, em especial, tivemos a formação de formadores que aconteceu aqui, que nós tivemos o apoio da Esma inclusive para formação de magistrados da Angola que vieram estudar aqui com vocês”, recordou Leonardo Peter.
Para o gerente acadêmico da Esma-PB, professor Flávio Romero, a visita técnica da Enfam foi extremamente positiva. “Tivemos a oportunidade de apresentar as ações acadêmicas realizadas nos últimos anos, que demonstram a sintonia da Esma com as diretrizes da própria Enfam, do Conselho Nacional de Justiça e do Tribunal de Justiça da Paraíba, no sentido de fortalecer a política de formação continuada de magistrados e servidores”, avaliou.
A equipe da Enfam apontou desafios e elencou sugestões. O secretário executivo, Leonardo Peter, esteve acompanhado de Mariana Camargo Rocha (secretária de Gestão acadêmica e de formação), Iraci Gonçalves Guimarães (coordenadora da seção de programas de formação), Fernanda Ferreira Filgueiras (secretária de gestão administrativa, orçamentária e financeira), Luciana Luzia Prado Cardoso (seção de credenciamento e acompanhamento de cursos) e Tiago Villafane Udry (secretaria geral da Enfam).
A equipe da Esma-PB, por sua vez, apresentou dados, números, dificuldades e sugestões a serem apoiadas pela Enfam. Participaram da reunião, o desembargador Joás Filho, a diretora adjunta, juíza Antonieta Maroja Nóbrega, Gisele Barros (gerente administrativa e financeira), Flávio Romero (gerente acadêmico), Daiane Firino (coordenadora pedagógica), Bianca Nóbrega (equipe acadêmica) e outros servidores de apoio.
Por Walquiria Maria




