Equipes de Inovação e Sustentabilidade visitam Creas em Campina Grande
Como parte das ações do Projeto Trilha Renovar, representantes das equipes de inovação e sustentabilidade do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT13) realizaram visitas aos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas I, II e III) de Campina Grande. A ação aconteceu no último dia 27 de junho.
A iniciativa teve como objetivo conhecer os espaços físicos dos centros e compreender o funcionamento do acompanhamento pedagógico prestado aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Essa aproximação marca o início da etapa de escuta ativa, que será conduzida por meio de entrevistas com os jovens atendidos, a fim de compreender suas necessidades, expectativas e realidades. As informações coletadas servirão de base para o aprimoramento da trilha formativa proposta pelo projeto.
Participaram da visita as servidoras Tatyanna Nadabia de Souza Lima Paes, coordenadora do Laboratório de Inovação do TJPB; Aline Fernandes da Nóbrega, servidora do Laboratório de Inovação do TJPB; Viviane dos Santos Sousa, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade do TJPB; e Mariana Gomes Lira Santos, servidora do Laboratório de Inovação do TRT13.
Segundo Tatyanna Paes, “a escuta ativa é um instrumento essencial dentro da metodologia do design thinking, utilizada no desenvolvimento de projetos inovadores. Ao captar percepções, interesses e necessidades do público-alvo, buscamos garantir que o conteúdo formativo esteja alinhado à realidade dos participantes, promovendo uma experiência de aprendizagem mais significativa e efetiva”.
Com uma abordagem interdisciplinar e inovadora, o Trilha Renovar nasce da necessidade de desenvolver ações integradas que articulem inclusão social e conservação ambiental em ecossistemas estratégicos dos estados da Paraíba e de Pernambuco. Estruturado com base nos quatro eixos da sustentabilidade — social, econômico, ambiental e cultural — o projeto visa promover a ressocialização de grupos em situação de vulnerabilidade social, iniciando sua atuação com os adolescentes acompanhados pelos Creas de Campina Grande.
A proposta prevê a realização de oficinas formativas, vivências em justiça restaurativa e ações voltadas à conservação ambiental, como o plantio coletivo de mudas nativas do bioma local e capacitações em práticas sustentáveis.
Idealizado pelos laboratórios de inovação e núcleos de sustentabilidade do Tribunal de Justiça da Paraíba, Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região e Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Trilha Renovar também conta com a parceria do Núcleo de Justiça Restaurativa (Nejure), reforçando o compromisso das instituições com a promoção de práticas sustentáveis, inclusivas e transformadoras.
Gecom-TJPB