Escola Superior da Magistratura inscreve 35 juízes para “V Curso Jurisdição e Psicanálise”
Todas as 35 vagas disponibilizadas pela Escola Superior da Magistratura (Esma) para o “V Curso Jurisdição e Psicanálise” foram preenchidas por juízes do Tribunal de Justiça da Paraíba. As aulas acontecem entre os dias 05 e 07 de novembro, na Sede da Esma, e são credenciadas pela Escola Nacional Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Durante os dois dias de curso, serão ministradas as seguintes palestras seguidas de debates; Grito de Guerra! Trauma e Violência; Fundamentalismo e Guerra; Decisão Jurisdicional e Violência: o que se quer resolver com as posturas solipsistas?; O que move o sujeito na guerra (in)justa?; Bella! Horrida Bella; A Lei e a Força; As razões do inimigo; Sempre foi assim…A Lei do desejo: o incesto e a pedofilia.
Equipe – Os palestrantes convidados pela Escola Superior da Magistratura do TJPB para o V Curso Jurisdição e Psicanálise” são: Fernanda Otoni de Barros: Psicanalista, membro, doutora em Ciências Humanas: Sociologia e Política; Agostinho Ramalho Marques Neto: psicanalista, ex-professor da Faculdade de Direito da UFMA; Jacinto Nelson de Miranda Coutinho, advogado e professor-doutor titular da Graduação e Pós-graduação da UFPR; Alexandre Morais da Rosa: juiz de Direito de Santa Catarina e professor-doutor de Graduação da UFSC e da Pós-graduação da Univali; Cyro Marcos da Silva, psicanalista, ex-juiz de Direito do Espírito Santo, ex-professor da UFJF; Jeanine Nicolazzi Philippi: professora-doutora de Graduação e Pós-graduação da UFSC; Noêmia Santos Crespo: psicanalista e professora da UFES; e Aristotelina Elisabeth Bittencourt, psicanalista.
Por Fernando Patriota



