Escola Superior da Magistratura traça metas a serem desenvolvidas para os próximos dois anos
Ao longo de 31 anos de criação e de atividades acadêmicas, a Escola Superior da Magistratura (ESMA) vem se consolidando como referência na preparação para o acesso à magistratura e na formação, aperfeiçoamento e atualização de magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual. Buscando dar continuidade a essa afirmação, a Instituição vem desenvolvendo ações a serem implantadas durante os próximos dois anos.
As metas estabelecidas pela direção da ESMA, que tem à frente a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, foram apresentas ao presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e aos coordenadores acadêmicos da Escola, durante a primeira reunião do seu Conselho Consultivo.
Dentre os objetivos estabelecidos está o sistema de controle acadêmico, que tem como finalidade o acompanhamento dos alunos, além da interiorização da instituição nas comarcas de Patos, Sousa e Guarabira. “Gradativamente, voltaremos a oferecer nessas unidades o Curso de Preparação à Magistratura, agregando especialização lato sensu em Direito Aplicado”, disse a diretora.
Outras metas estipuladas pelo corpo administrativo é montar calendários de cursos para juízes e servidores, desenvolver atividades de extensão que contemplem, além da área jurídica, áreas inter e multidisciplinar, ressaltando ações positivas de natureza social, cultural e ambiental, voltadas ao engrandecimento da cidadania, à valorização da vida e da humanização.
Ainda durante o biênio 2015/2016, a Escola promovera outras ações, entre elas a implantação o Núcleo de Educação a Distância, incentivação a realização de atividades culturais, com o retorno do projeto “Quintas Legais”, elaboração do projeto de formação inicial para magistrados, bem como oferta de novos cursos de pós-graduação e educação continuada, capacitação de pessoas do quadro da Escola e aprimoramento dos serviços da Biblioteca.
Na reunião, a diretora-desembargadora apresentou algumas ações já realizadas nos primeiros 60 dias de gestão, como o novo portal da ESMA, melhores serviços para o funcionamento do estabelecimento de ensino nas unidades judiciais de João Pessoa e Campina Grande e apresentação de novas iniciativas, aperfeiçoando as já existentes parcerias com universidades públicas e privadas.
Por Marcus Vinícius




