Conteúdo Principal
Publicado em: 01/09/2022 - 10h54 Atualizado em: 01/09/2022 - 10h55 Tags: ESMA, Ambiente de consulta, Espaço do Servidores

Esma cria ambiente voltado para consulta dos servidores do Judiciário estadual

-

A Escola Superior da Magistratura (Esma), dentro da política de interação e de se comunicar melhor com servidor do Poder Judiciário estadual, implantou, desde o mês de julho, no site da instituição de ensino o ‘Espaço do Servidor’. A ferramenta foi criada pela Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores após o encaminhamento de diversas dúvidas e consultas dos funcionários à Central de Chamados da Esma.

De acordo com o professor Germano Ramalho, gerente Acadêmico, foi realizado uma seleção de perguntas e dúvidas mais encaminhadas e, em seguida, o setor elaborou um questionário com oito respostas dos servidores. “O objetivo foi criar um ambiente onde se torne rotina as respostas, consultas e inquietações dos servidores do Judiciário estadual em relação à sua vida funcional”, disse o docente.

Foto do Professor Germano Ramalho
Professor Germano Ramalho

Professor Germano Ramalho ressaltou, ainda, que as dúvidas mais consultadas são: quais as certificações de cursos que a Esma reconhece e quantas horas/aula de formações os servidores precisam para as promoções e progressões. “Com esses questionamentos, dentro de um planejamento de apoio aos servidores, concluímos que era viável que o agente tivesse um ambiente para as suas consultas”, afirmou o gerente Acadêmico.

Para a implantação do ‘Espaço do Servidor’, o gerente acadêmico destacou o apoio integral da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGEP) do TJPB no sentido de facilitar cada vez mais essas informações aos servidores. “Na proporção que a gente informa ou atende a essa consulta, sem dúvida vai diminuindo o grau de dificuldade que o servidor tem para, nos prazos que a lei estabelece, dá entrada nos processos de promoções e progressões”, afirmou Ramalho.

A partir da disponibilização da ferramenta, conforme dados da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJPB, houve um aumento expressivo de frequência na página da Esma. “Há muitos servidores que têm dúvidas em relação à sua vida funcional”, disse o professor Germano, acrescentando que, o objetivo da Esma e da DIGEP é buscar meios para fazer com que o servidor tenha esse ambiente informativo permanente, criando, assim, a necessidade dos servidores estarem informados sobre os prazos de suas promoções e a quantidade de horas que necessitam para suas promoções ou progressões.

Dentre as perguntas/respostas disponibilizadas no site estão: Como os procedimentos de anotação na ficha funcional, bem como de emissão e envio de certificados de magistrados e servidores dos cursos e webinários realizados pela ESMA podem ser agilizados?; A partir de quando a participação nos cursos de outros órgãos públicos e de interesse para as atividades realizadas pelo servidor passam a valer para promoção funcional?; Qual a diferença entre progressão e promoção funcional?; e Qual é o principal canal de comunicação com a ESMA?.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711