Conteúdo Principal
Publicado em: 22/05/2023 - 08h42 Atualizado em: 22/05/2023 - 08h42 Tags: ESMA, promoção e anotação funcional

Esma examina mais de 300 processos de promoção e anotação funcional de servidores

No período de fevereiro a abril deste ano, a Escola Superior da Magistratura (Esma) realizou mutirão para examinar mais de 300 processos de promoção e anotação funcional de servidores do Poder Judiciário estadual. Essa ação é uma das frentes de trabalho da gestão do desembargador Ricardo Vital de Almeida, diretor da Esma, promovidas pelas Gerências Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores e Administrativa e Financeira da instituição de ensino, para o biênio 2023/2024.

De acordo com o professor Flávio Romero Guimarães, responsável pela Gerência Acadêmica, o esforço concentrado possibilitou a redução do tempo médio de tramitação dos processos administrativos, bem como a reorganização do fluxo de trabalho do setor de atendimento de formação e aperfeiçoamento de servidores, que presta informações nos processos de promoção funcional e realiza anotações na ficha funcional dos servidores de todo o Poder Judiciário estadual.

“O objetivo principal foi buscar maior eficiência na prestação do serviço público, sem descuidar da qualidade e com plena atenção à manutenção de um ambiente laboral colaborativo, respeitoso e ético”, disse o professor Flávio Romero.

Para se alcançar os objetivos deste esforço concentrado, foram adotadas ações articuladas, tais como: realização de reuniões com a equipe de trabalho para alinhamento e acompanhamento dos trabalhos; readequação de atribuições entre servidores; redefinição de metas semanais e de método de distribuição de processos com respeito à ordem cronológica de entrada do processo na área administrativa eletrônica; revisão e padronização na redação de despachos e/ou informações; ajustes nos atendimentos pelos canais oficiais (central de chamados e telefone institucional); e definição de prazos para minuta, revisão e encaminhamento de processos, entre outras.

As atividades contaram com o trabalho de quatro servidoras da Gerência Acadêmica: Marcella Vieira, Cândida Souza, Adriana Bezerra e Edith Ramalho.

O professor Flávio Romero afirmou, ainda, que, numa articulação com a Gerência Administrativa e Financeira, liderada pelo gerente Fernando Antério Fernandes, foi possível ampliar o número de servidores do setor responsável pelos processos de anotação funcional e de promoção funcional.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711