Esma fará julgamento de João Dantas, em Campina Grande, na 2ª edição do projeto Júri Histórico
No dia 25 (sexta-feira) de outubro, no Tribunal do Júri do Fórum Affonso Campos da Comarca de Campina Grande, a Escola Superior da Magistratura (Esma) vai promover a segunda edição do projeto ‘Júri Histórico’. Na oportunidade, será realizado o julgamento de João Duarte Dantas. O júri, que é presencial, ocorrerá das 8h30 às 13h30.
Podem participar do julgamento, magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual, além de servidores de outras instituições, acadêmicos de história, filosofia, artes e o público em geral. Os(as) interessados(as) devem se inscrever, no período de 25 de setembro a 23 de outubro, por meio do endereço eletrônico https://forms.gle/EQTUe5H3vt3wsZWb6.
O evento se dará em etapas, com tempo destinado à acusação, defesa, réplica e tréplica, além da fundamentação de votos dos sete jurados e da organização e falas do presidente do júri.
João Duarte Dantas nasceu em Mamanguape-PB, no dia 12 de junho de 1888. Ele foi advogado e jornalista brasileiro. Seu nome está ligado à história do Brasil, principalmente porque matou a tiros o então presidente da Paraíba, João Pessoa.
Por Marcus Vinícius