Conteúdo Principal
Publicado em: 28/06/2019 - 15h15 Atualizado em: 28/06/2019 - 15h16 Tags: ESMA, Curso de Formação de Preceptores

Esma promove Curso de Formação de Preceptores para magistrados da Região Metropolitana de João Pessoa

A Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma) promoveu, nesta sexta-feira (28), o Curso de Formação de Preceptores, do Curso de Preparação à Magistratura (CPM) com Residência Judicial – 2019, para magistrados da Região Metropolitana de João Pessoa. A capacitação foi ministrada pela diretora adjunta da Esma, juíza Rosimeire Ventura Leite. Em Campina Grande, a capacitação foi realizada na unidade da instituição de ensino, nessa quinta-feira (27).

Os magistrados preceptores acompanharão e orientarão os alunos durante a segunda fase do CPM, denominada Prática Jurisdicional Tutelada – Residência 2 (R2). Nesta etapa, a partir do mês de agosto, os discentes/residentes farão a residência judicial nos gabinetes dos juízes e, também, nos gabinetes dos desembargadores, de acordo com as respectivas preceptorias.

Um ponto importante desta fase R2, é que os 50% dos alunos que concluíram a primeira etapa e forem classificados para a segunda, terão direito à bolsa remunerada. O módulo Prática Jurisdicional Tutelada corresponde a 360 horas/aula e deve ser cumprido em, no máximo, 100 dias úteis.

Durante a explanação, a juíza Rosimeire Ventura deu informações detalhadas sobre as atividades e as atribuições do preceptor, bem como falou sobre as duas fases do Curso de Preparação à Magistratura. “O magistrado sairá com o conhecimento de todo o contexto, no qual a preceptoria está inserida, e, desse modo, que ele seja um colaborador para o êxito do projeto”, disse a diretora adjunta.

O juiz da Comarca de Alhandra, Antônio Eimar, que participou da formação, falou da expectativa de contribuir para o projeto e de receber os residentes. “O magistrado passará suas experiências e ensinamentos para os alunos, que também vão colaborar para o trabalho da unidade judiciária”, afirmou.

Antes da capacitação, a juíza Rosimeire Ventura se reuniu com magistrados já preceptores do ano de 2018. Na pauta, assuntos referentes as atividades do ano passado e o plano de trabalho para 2019. Ainda durante o encontro, os juízes assinaram Termo de Compromisso, providência indispensável para a sua reabilitação à preceptoria, bem como informaram o número de residentes que pretende receber.

Presente a reunião, a juíza Renata da Câmara Pires Belmont, da 8ª Vara Cível da Capital, falou de sua experiência como preceptora, oportunidade em que recebeu duas residentes em sua unidade judiciária. “A ideia é muito eficaz, no sentido de possibilitar uma vivência da magistratura a esses estudantes, mas que ainda não definiram que carreira jurídica vão seguir, oportunizando, assim, que eles tenham uma real percepção, caso escolham esse campo de atuação”, frisou.

Por Marcus Vinícius

 

 

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711