Conteúdo Principal
Publicado em: 26/04/2013 - 15h38 Atualizado em: 26/04/2013 - 15h53

Esma vai capacitar juízes em “Administração Judiciária” e cumpre meta 08 do CNJ

Nesta sexta-feira (26), teve início as aulas da primeira turma de juízes dentro do curso “Administração Judiciária” promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esma), do Tribunal de Justiça da Paraíba. A segunda turma da Capital terá início no dia 7 de junho. Já em Campina Grande, os magistrados participarão do mesmo curso, a partir do dia 24 de maio (confira calendário).

Com essa programação, a Esma deve capacitar 80% dos magistrados e cumprir a Meta 08 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde recomenda a capacitação de 50%.

Conforme o diretor da Escola, desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior, o curso sobre “Administração Judiciária” é indispensável para a carreira do juiz. “Hoje, os magistrados não são apenas julgadores. Eles também são gestores, seja como diretor de fórum ou quando atingem o segundo grau. Essa meta do Conselho é muito bem vinda para os tribunais estaduais”, comentou.

O diretor adiantou que as especializações e capacitações já estão programadas no calendário anual da Escola Superior da Magistratura.

Quem também esteve presente na manhã desta sexta-feira foi o diretor adjunto da Esma, juiz Alexandre Targino Falcão. Ele explicou que a finalidade primeira do curso é cumprir a meta do CNJ, disponibilizando à classe de juízes paraibanos uma grade curricular com elementos de gestão judiciária. “Quando um magistrado assume uma comarca, uma vara, ele precisa saber administrar processos de trabalho, como a gestão cartorária e do próprio fórum, que por ventura venha a ser o diretor”, explicou.

Um dos diretores de fórum que participa da capacitação é o juiz Jaílson Suassuna. “Considero essa iniciativa de extrema importância, já que nós julgadores não temos apenas atividades judiciais. Atualmente, nossa realidade exige habilidades como administradores”, ressaltou.

Quatro módulos formam a capacitação. O primeiro versa sobre Planejamento e Gestão Estratégica Cartorária. O segundo traz os conhecimentos de Atividade Prática – Planejamento e Gestão Estratégica Cartorária. A terceira parte do curso é sobre Gestão de Pessoas. O quarto e último módulo trata de Atividade Prática.

Em João Pessoa, as aulas de “Administração Judiciária” acontecem na Esma, instalada no Complexo Judiciário, no Bairro Altiplano. Em Campina Grande, no Auditório do Tribunal do Júri do Fórum Affonso Campos.

Calendário – Foram convocados 166 juízes. Para João Pessoa são 120 vagas, em duas turmas. Em Campina Grande mais 60 vagas, em turma única. Para a Capital, os juízes poderam optar em participar da Turma I, quando as aulas nos dias 26 e 27 de abril e 10 e 11 maio, ou da Turma III, com período de realização nos dias 7, 8, 14 e 15 de junho. Já a Turma II (Campina Grande), o curso será promovido entre os dias 24 e 25 de maio e 31 e 1º de junho.

Gecom – Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711