Conteúdo Principal
Publicado em: 18/11/2020 - 13h55 Atualizado em: 18/11/2020 - 18h55 Tags: Nupemec, Conversando com a Família Cejusc

Estratégias para SNC 2020 serão debatidas no evento ‘Conversando com a Família Cejusc’

Buscando montar estratégias para a XV Semana Nacional da Conciliação (SNC) 2020, juízes das varas de Família, servidores, conciliadores e defensores públicos do Estado participarão, nesta quinta-feira (19), da primeira edição do ‘Conversando com a Família Cejusc’. A iniciativa, a partir das 9h30, será transmitida de forma virtual e o acesso dos participantes à sala do Cejusc Família ocorrerá pelo Cisco Webex, por meio do link https://cnj.webex.com/join/JPA-FAM-CEJUSC04.

O evento on-line é promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba e o Cejusc Família. A reunião terá a participação do diretor-geral do Núcleo, desembargador Leandro dos Santos, e poderá contar, também, com a participação de estudantes e de conciliadores e mediadores em formação. 

A SNC 2020 ocorrerá em todo o país de 30 de novembro a 4 de dezembro. A iniciativa tem por objetivos incentivar e fomentar a cultura da conciliação processual e pré-processual, reduzir o acervo, o tempo médio de duração dos processos e a taxa de congestionamento dos tribunais de justiça.

De acordo com a juíza da 5ª Vara de Família do Fórum Cível da Capital, juíza Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, diante do atual contexto de pandemia do coronavírus (Covid-19), o momento será oportuno para discutir, em conjunto, estratégias para a XV Semana Nacional da Conciliação 2020.

“Vamos compartilhar experiências sobre como estão sendo realizadas as audiências virtuais no âmbito do Centro de Conciliação de Família.  Sentimos a necessidade, diante deste momento excepcional, de colher sugestões dos juízes de Família sobre funcionamento, prioridade e necessidade de aperfeiçoamento destas audiências. Será uma construção de novas ideias”, destacou a magistrada.

Além disso, o evento servirá como momento de interação e acompanhamento do planejamento de ações futuras. De acordo com a juíza Agamenilde Dias, o ‘Conversando com a Família Cejusc’ será, sobretudo, uma oportunidade para reflexão. “Vamos refletir sobre o que já vivenciamos nesse período de pandemia, visando aprimorar e trazer maior efetividade, eficiência e satisfação ao jurisdicionado, levando em consideração a necessidade de ampliação da divulgação da cultura da conciliação”, enfatizou. 

O diretor adjunto do Nupemec, juiz Antônio Carneiro, disse que o evento é muito interessante, pois vai possibilitar uma interlocução entre todos os integrantes, parceiros e todas as pessoas que estão envolvidas com os Centros de Conciliação no Estado da Paraíba. 

“Este evento vai possibilitar um aprofundamento das dificuldades, dos desafios e fazer um planejamento com estratégias bem interessantes para o ano de 2021”, disse o magistrado, acrescentando que o Nupemec vem incentivando, de uma forma muito decisiva, essas iniciativas dos coordenadores, como maneira de consolidar, de aprimorar e, mais do que isso, demonstrar à sociedade da Paraíba que o Sistema Judicial, hoje, é um novo modelo. 

“Um modelo em que as pessoas têm a primazia, o tratamento entre as pessoas, o acolhimento. Enfim, se colocar no lugar do outro como forma de evitar conflitos e encontrar a melhor solução. Esse é o nosso interesse e essa é a nossa luta e é para isso que nós estamos empreendendo e empregando todas as nossas energias”, ressaltou.

A Semana Nacional da Conciliação (SNC), no âmbito do TJPB, é organizado pelo Nupemec, que possui como membros o desembargador Leandro dos Santos (diretor-geral) e os magistrados Fábio Leandro, Antônio Carneiro e Bruno Azevedo (diretores adjuntos).

Por Marcus Vinícius/Gecom-TJPB

Compartilhar: Whatsapp
DICOM
Diretoria de Comunicação Institucional
  • imprensatjpb@gmail.com
  • (83) 3216-1611