Estudantes das universidades Federal de CG e da Fesp Faculdades participam do Conhecendo o Judiciário
Estudantes da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Sousa - e da FESP Faculdades, num total de 35, participaram, na tarde dessa segunda-feira(15), do Projeto ‘Conhecendo o Judiciário’, coordenado e idealizado pelo desembargador Leandro dos Santos. Os alunos foram recepcionados na Sala de Sessões do Tribunal Pleno e, na ocasião, estavam acompanhados dos professores João de Deus Quirino Filho, de Prática Jurídica I, e Bruno Azevedo, de Direito Penal II e de Processo Penal II, respectivamente.
“Cumpri, hoje, a missão de um professor, indo mais além e ensinando lições de vida e de como se preparar para um concurso público”, disse o desembargador Leandro dos Santos, ao recepcionar os estudantes, acrescentando que transmitiria aos alunos informações diferentes daquelas passadas nas universidades, como, por exemplo, a organização judiciária do Poder Judiciário.
O professor João de Deus acompanhou os estudantes do 7º período da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ele avaliou importante a manutenção do projeto pelo Tribunal de Justiça, pois propicia aos participantes o conhecimento e o acesso às sessões. “Enalteço a dedicação do coordenador do projeto, desembargador Leandro dos Santos, que reserva parte de seu tempo para explicar, de forma didática, o funcionamento do Tribunal. Que o projeto Conhecendo o Judiciário perdure por muito tempo para que outras pessoas tenham a oportunidade de conhecer, de perto, o Poder Judiciário estadual”, ressaltou o professor.
Acompanhando os alunos da FESP Faculdades, o juiz Bruno Azevedo disse que a iniciativa é muito positiva, porque consegue dá uma dimensão de uma vivência prática de como o Direito acontece nos órgãos que compõem o sistema de Justiça, ou seja, a tramitação processual. “É algo que transcende a realidade de sala de aula, que é pautada, apenas, na vivência teórica. O projeto, por sua vez, consegue atrair a atenção do aluno para o dia a dia, da vivência do Direito nos casos concretos que chegam ao Judiciário”, enfatizou o juiz.
Uma das alunas do Curso de Direito da Fesp, Tatiane Braga, do 9º período, disse que o encontro foi de grande valia para ampliar seus conhecimentos, principalmente com relação à tramitação processual. “Foi de grande aprendizado saber como funciona a Justiça estadual”, ressaltou a estudante. Para ela, o que mais chamou a atenção, foi o estímulo dado pelo desembargador Leandro no sentido de que todos podem um dia chegar ao tribunal.
O estudante Kelvin Azevedo, do 6º período, destacou que o projeto é muito importante por aproximar a academia do sistema Judiciário. “Muitas vezes, nos restringimos às aulas teóricas, que, apenas, repassam as jurisprudências dos tribunais superiores e as doutrinas e não nos dá essa vivência de saber como funciona um tribunal, a sua composição, a escolha de um desembargador”, finalizou.
Por Clélia Toscano


















