‘Fazendo Direito’: palestra sobre Direito e combate às drogas movimenta escola indígena em Marcação
O diretor do Fórum e juiz da Vara Única da Comarca de Rio Tinto, Judson Kildere Nascimento Faheina, ministrou, na manhã desta quarta-feira (28), uma palestra na Escola Cidadã Integral Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio Índio Antônio Sinésio da Silva, localizada na Aldeia Brejinho, no município de Marcação, área pertencente à Comarca. A ação teve como propósito conscientizar os estudantes sobre os impactos e as consequências do uso de drogas.
A atividade faz parte do Projeto ‘Fazendo Direito’, uma iniciativa idealizada pelo magistrado, que visa levar às escolas e à comunidade uma compreensão acessível do Direito e sua aplicação na vida cotidiana.
Segundo o juiz Judson Kildere, a ação oferece às escolas indígenas noções fundamentais de Direito, com foco no enfrentamento ao uso de drogas e outras substâncias ilícitas. “Esperamos que, com o desenvolvimento desse projeto, possamos alcançar todas as escolas indígenas da nossa Comarca, propiciando um ambiente de discussão da doutrina jurídica e de valorização do povo Potiguara”, pontuou o magistrado.
Como forma de recepção e acolhimento de honra na Aldeia, a visita teve início com a tradicional dança do Toré, um ritual carregado de simbolismo, resistência, espiritualidade e união. A dança circular, acompanhada por cantos e instrumentos, estabelece uma conexão com os espíritos ancestrais e com as forças da natureza. A ocasião contou com a presença do Cacique Pedro Crizol, liderança da Aldeia Brejinho, e reuniu um público de mais de 100 alunos.
Por Clara Ferreira (estagiária)















