Conteúdo Principal
Publicado em: 19/01/2016 - 11h04 Atualizado em: 19/01/2016 - 11h09 Tags: Fórum Cível

Fórum Cível da Capital sentencia mais processos do que o número distribuído

Em 2015 foram 37.835 mil ações sentenciadas, entre processos físicos e virtuais,
contra 36 mil distribuídos naquela unidade

Fórum Cível da Capital

A Diretoria do Fórum Cível da comarca de João Pessoal divulgou, nesta terça-feira (19), o resultado dos processos distribuídos e sentenciados das Varas Judiciais da Unidade Judiciária, no ano de 2015, onde foram distribuídos 36.686 processos, entre físicos e virtuais, sendo proferidas mais de 37.835 sentenças.

Com base nos números, foram sentenciados em 2015 mais processos do que os distribuídos no Fórum , no mesmo ano, segundo ressaltou o diretor da unidade, o juiz Inácio Jário Queiroz de Albuquerque.

"O resultado alcançado vai ao encontro do anseio do povo brasileiro, que reclama por uma Justiça célere. E nesse aspecto, vale ressaltar o esforço do atual presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, que tem promovido ações no sentido de dar celeridade à Justiça estadual paraibana", comentou o juiz Inácio Jário.

Juiz Inácio Jário

Esse resultado é fruto de um trabalho em equipe das Unidades Judiciais, conforme ressaltou o diretor Inácio Jário. “Aproveito a oportunidade para parabenizar os magistrados e toda toda sua equipe pelo resultado alcançado no ano de 2015, o que nos conforta pelo retorno que o Judiciário proporciona junto à Sociedade e aos advogados, que são os mais atingidos e beneficiados pelo processo e produtividade da Justiça Paraibana”, declarou o diretor.

Fórum - Fórum (do latim forum) ou foro (ô) é o nome dado ao edifício em que estão sediadas as instalações do Poder Judiciário, onde trabalham os magistrados ou onde funcionam os tribunais judiciais de determinada localidade.

Na antiga Roma, o "forum" era a praça pública das localidades, onde ficavam os prédios destinados aos serviços administrativos e judiciais, e ainda, os principais pontos de comércio. Era a região de maior importância, o centro econômico, religioso, social e político de cada localidade. Ainda hoje se utiliza a palavra fórum para fazer referência ao conjunto de espaços onde são administrados assuntos jurídicos.

Veja gráfico em anexo:GRAFICO PROCESSOS DISTRIBUÍDOS E SENTENCIADOS NO ANO DE 2015
Por Valter Nogueira com informação da Diretoria do Fórum

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611