Conteúdo Principal
Publicado em: 20/08/2018 - 19h40 Atualizado em: 14/05/2024 - 14h49 Tags: Fórum Cível

Fórum Cível e OAB inauguram espaço humanizado  para crianças de mães em audiências

Proporcionar conforto e melhor atendimento as pessoas que têm filhos pequenos e que participam de audiências na Vara de Família da Comarca da Capital. Essa foi a ideia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba - abraçada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, que resultou na inauguração, na tarde desta segunda-feira (20), de uma  Sala de Amamentação, Brinquedoteca e Fraldário. O espaço recebeu o nome da defensora pública Maria de Fátima Lopes e se localiza no segundo andar do Fórum Cível da Capital.

O vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, ao falar por ocasião da solenidade, enfatizou que os equipamentos têm uma importância singular na vida do Judiciário e, também, daquelas pessoas que, diariamente, utilizam seus serviços. “Em bom momento a OAB nos traz esses equipamentos que facilitam a vida dos usuários, pessoas simples que estão a litigar o seu direito em Juízo, permitindo que possam colocar os seus filhos para brincar com segurança, amamentá- los, trocar suas fraldas, enquanto estão em audiências.

O diretor do Fórum Cível, juiz Carlos Sarmento, disse que esse era um antigo sonho, desde quando integrou a Vara de Família da Capital, quando pensou em um espaço semelhante ao entregue. “Hoje,  meu sonho se realizou, após abraçar o projeto da Comissão de Mulheres da OAB, de criar a Sala de Amamentação e o Fraldário, sugeri a inclusão de uma brinquedoteca, que veio se agregar ao projeto como um todo”,  ressaltou. 

O magistrado destacou, ainda, que a iniciativa foi fantástica e representou uma acomodação boa para todas as crianças, para que não fiquem soltas pelos corredores e tendo que assistir  brigas e debates dos pais durante as audiências.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secional Paraíba, advogado Paulo Maia, ao destacar a importância da iniciativa, enfatizou que a ação visou criar espaço de humanização. “Com a cessão do espaço pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, e o apoio do juiz-diretor do Fórum, Carlos Sarmento, pudemos criar esse espaço, resultado de uma convergência de ações”, concluiu.

Já a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB, Carolina Lopes, destacou ser o espaço de fundamental importância para a mulher advogada, para os jurisdicionados e servidores. “Nós víamos muitas mães dando de mamar a seus filhos nos corredores, porque não tinham espaços adequados e foi observando essa carência, que fomos atrás dessa parceria com o Tribunal. Hoje, estamos inaugurando o espaço, que é de grande importância para aquelas pessoas que procuram o Poder Judiciário”, finalizou.


Por Clélia Toscano

 

 


 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711