Conteúdo Principal
Publicado em: 12/05/2021 - 15h38 Atualizado em: 13/05/2021 - 18h32 Comarca: João Pessoa Tags: Fórum Criminal, Testes de Covid-19

Fórum Criminal da Capital realiza 100 testes de Covid-19 e testagem seguirá nesta sexta-feira (14)

Um total de 100 testes para Covid-19 foi realizado na manhã desta quarta-feira (12) junto aos servidores do Fórum Criminal da Capital. A medida foi viabilizada por meio de parceria entre a Diretoria da unidade e o Setor de Epidemiologia da Vigilância Sanitária de João Pessoa, como forma de evitar a contaminação e a transmissão de coronavírus, quando da necessidade da realização de atos presenciais. Na sexta-feira (14), novos testes serão realizados, das 8h às 12h.

Para o diretor do Fórum Criminal ‘Ministro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello’, juiz Geraldo Porto, a prevenção é uma medida salutar no enfrentamento da doença, sendo necessário avaliar previamente a realização de sessões que exigem comparecimento presencial para que ocorram com total segurança, seguindo efetivamente o Protocolo de Biossegurança estabelecido pelo TJPB.

“Por outro lado, é mais prático do que o exame convencional – o resultado sai em minutos e não exige uma estrutura laboratorial. O teste é mais uma estratégia de enfrentamento à doença”, acrescentou o diretor.

Segundo a gerente do Fórum, Liana Urquiza, no mês passado a testagem foi realizada antes da sessão do 1º Tribunal do Júri da Capital, com o objetivo de oferecer segurança aos jurados e demais participantes – defensor, advogado, promotor, militares, réu, agentes de segurança e equipe de apoio. 

Na semana passada, o procedimento foi repetido antes do julgamento realizado pelo 2º Tribunal do Júri. Surgiu então a ideia da testagem em massa para todos os servidores e juízes da unidade.

“Os testes estão sendo de grande importância, pois os servidores percebem um sentimento de preocupação da gestão. Também estão sendo tomados todos os cuidados necessários e legais, como uso de máscaras, álcool 70%, tudo em prol da prevenção e combate à Covid, resguardando, assim, a integridade física dos nossos servidores”, informou Liana.

Parceira da iniciativa, a diretora da Vigilância Sanitária, Alline Grisi, afirmou que a medida permite ao órgão um melhor acompanhamento da saúde da população e, consequentemente, um maior controle sobre a circulação do vírus.

Por Gabriela Parente/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611