Conteúdo Principal
Publicado em: 14/10/2014 - 16h35 Atualizado em: 14/10/2014 - 17h11 Tags: Fórum Criminal

Fórum Criminal da Capital recebe melhorias e computadores novos do CNJ

Fachada do Fórum Criminal da Capital

O Fórum Criminal da Capital “Ministro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello” recebeu, nessa segunda-feira (13), 41 computadores novos, doados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os equipamentos serão configurados e instalados nos setores do 4º andar ainda esta semana. A expectativa é que até o final da gestão 250 máquinas, em média, sejam adquiridas pela unidade junto ao CNJ, conforme informou o diretor do Fórum, juiz Geraldo Porto.

O magistrado disse que todos os computadores serão substituídos por modelos mais modernos, com configurações mais avançadas, o que provocará um aumento da eficiência nos trabalhos desenvolvidos. Acrescentou que a medida faz parte das melhorias que vem sendo implementadas pela atual gestão do Poder Judiciário, que tem à frente a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti.

Diretor do Fórum, juiz Geraldo Porto

Melhorias – Para o diretor do Fórum Criminal, as melhorias que foram implementadas são significativas, a exemplo da aquisição de um sistema de refrigeração, que solucionou um problema que se arrastava há mais de 7 anos: o calor no ambiente de trabalho.

“Por conta da própria estrutura, o Fórum Criminal não dispõe de janelas e não usufrui de ventilação natural. O ar condicionado ficou quebrado por muito tempo e isso gerava um ambiente desconfortável, de calor e estresse. Nesta gestão, contamos com a sensibilidade da mesa diretora para resolver o problema e, consequentemente, a nossa rotina de trabalho”, informou.

A juíza da Vara de Entorpecentes, Maria Emília Neiva de Oliveira, concorda. Para ela, o local de trabalho era comparado a um forno micro-ondas e chegou a comprar ventiladores para o local. “Todos reclamavam. Houve dias em que chegamos a pensar em adiar audiências, pois quando lotava a sala, ficava insuportável. Agora este problema foi superado e em relação ao restante, tudo transcorre na perfeita ordem”, avaliou.

Segurança e Distribuição – No quesito 'segurança', o diretor pontua que também houve avanços, com o aumento do quadro de policias militares no Fórum. “São 18 policias atualmente, com dois seguranças em cada andar. Antes, era apenas um”, revela o magistrado.

As providências tomadas nesta área dão cumprimento à Resolução nº 104, do CNJ, que dispõe sobre medidas administrativas para a segurança.

O coordenador de Segurança do local, sargento Almeida, acrescenta que quatro policiais ficam na recepção do Fórum e, a cada meia hora, dois fazem ronda em todos os andares.
“No período da noite, trabalhamos com três vigilantes e em acordo com o comandante do 1º Batalhão, a viatura do setor sempre está pelo local, fazendo ponto base e ronda. Além da fiscalização da própria empresa de vigilância”, disse.

Outra solução da atual gestão foi pontuada pela servidora Grinaura da Conceição Silva de Albuquerque. Ela aponta que o número de servidores no setor de Distribuição passou de 2 para 8, o que gerou celeridade. “Com a escassez de funcionários, o setor vivia com trabalho acumulado, processos atrasados e juízes comunicando isso à Corregedoria. Fizemos hora extra para atualizarmos o serviço e hoje, com as condições que temos, todo processo é distribuído para o cartório no mesmo dia”, comentou.

Gabriela Parente

 

 

Juiz Geraldo Porto
Novo equipamento de Refrigeração
Novo equipamento de Refrigeração
Elevação do corrimão
Elevação do corrimão
Equipe de Segurança do Fórum
Fórum recebe novos conputadores
Juíza Emília Neiva
Servidora Grinaura Silva
Recepção com mais segurança
Recepção com mais segurança
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711