Fórum de Picuí ganha espaço provisório até a construção de novo prédio
A desembargadora Fátima disse que foram realizados todos os esforços para que a comarca de Picuí tivesse uma Justiça melhor aparelhada e estruturada, proporcionando conforto à população, aos advogados e aos servidores. “Demos um salto de qualidade na prestação jurisdicional, aqui em Picuí, não somente melhorando as instalações físicas, através desse novo prédio, mas também na qualidade do serviço”, afirmou.
Quanto à recuperação do prédio antigo, a desembargadora informou que a edificação não deve ser reformada e sim demolida, para construção do novo fórum. “Vou deixar já escrito como projeto a construção de um novo fórum, atendendo todos os parâmetros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem maior, mais confortável e arejado para puder atender com mais eficiência às demandas judiciais da unidade”, assegurou a presidente do TJPB.
Para agilizar o funcionamento da unidade judicial, de 2ª entrância, a presidente informou ainda que, a partir da próxima segunda-feira (2), o juiz Jeremias de Cássio Carneiro de Melo assume a titularidade da comarca.
O magistrado falou sobre a expectativa da nova missão, assegurando que vai se dedicar ao máxima para imprimir um ritmo célere a Justiça de Picuí. “Os jurisdicionados podem esperar dedicação exclusiva para vencermos o mais rápido possível essa quantidade de processos, além de prestarmos um melhor serviço e dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelo juiz Jackson Guimarães”, afirmou.
Durante a solenidade, o atual diretor do Foro, magistrado José Jackson Guimarães, garantiu que não haverá nenhum prejuízo aos jurisdicionados, com a locação do novo prédio, em relação ao andamento dos processos. “Não haverá prejuízo, porque toda questão estrutural foi realizada durante o recesso forense e a vinda pra cá vai melhorar o acesso e a qualidade da prestação jurisdicional”.
Desde do dia 7 de janeiro, após o término do recesso forense, o novo local passou abrigar as atividades do Foro, que compreende, além de Picuí, os municípios de Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Frei Martinho e Baraúnas. Segundo os dados do Cartório, no ano passado, foram baixados 3.095 processos, sentenciados 1.167 feitos, proferidas 539 decisões e realizadas 678 audiências. No mesmo período, foram distribuídas 1.481 novas ações.
Participaram também da cerimônia o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Horácio Ferreira de Melo Júnior; os diretores dos fóruns Cível e Criminal da Capital, juíza Agamenilde Dias Dantas e Geraldo Emílio Porto; os juízes auxiliares da Presidência do TJPB, Antônio Silveira e Carlos Eduardo Leite Lisboa, além de advogados, promotores e servidores da Justiça.
Pilões - Após o compromisso em Picuí, a presidente Fátima Bezerra seguiu para a comarca de Pilões. Na unidade, acompanhada do Diretor de Tecnologia da Informação do TJPB, Ney Robson, ela conheceu o sistema Siscom-web, que substitui o antigo sistema de acompanhamento de processos físicos do 1º grau, cujas funcionalidades não atendem mais as demandas exigidas pelos órgãos da Justiça.
Segundo Ney Robson, a instalação dos novos softwares permitirão o acesso ao sistema judiciário de forma mais rápida e eficiente. “Tanto o jurisdicionado, quanto o público interno poderão acessar o sistema de qualquer lugar via internet; não mais precisarão estar dentro de uma unidade judiciária para fazê-lo”, relatou o diretor.
Sousa - Dando continuidade à entrega de obras, antes de transmitir o cargo de presidente do TJPB, a desembargadora Fátima entregará as novas instalações do Fórum “Dr. José Mariz”, em Sousa, que estava em reforma desde abril do ano passado. A solenidade será nesta quinta-feira (29), às 10h.
Por Marcus Vinícius









