Conteúdo Principal
Publicado em: 29/01/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Fóruns de Mangabeira e Bayeux serão inaugurados em abril e agosto, respectivamente

Na manhã desta sexta-feira (29), o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, visitou o andamento das obras dos novos fóruns de Mangabeira, em João Pessoa, e o de Bayeux, região metropolitana da Capital. De acordo com os engenheiros do TJPB, que acompanharam o magistrado na visita, o novo Fórum Distrital de Mangabeira deve ser inaugurado no final de abril, enquanto o da comarca de Bayuex entrará em funcionamento no mês agosto.

O presidente do TJ afirmou que ficou impressionado com o avanço na construção dos dois prédios. “Estou muito satisfeito com o andamento das obras e com os trabalhos que estão sendo desenvolvidos. Com as inaugurações destes dois fóruns tenho a absoluta certeza que os jurisdicionados de Bayeux, Mangabeira e bairros adjacentes estarão plenamente cobertos no que diz respeito ao acesso à Justiça”, comentou Ramalho Júnior.

Segundo o diretor do Fórum “Desembargador José Flóscolo da Nóbrega”, juiz Manoel Gonçalves Dantas de Abrantes, atualmente 221 mil jurisdicionados de 19 bairros são atendidos pelas varas distritais de Mangabeira. “Com a criação dessa unidade e a instalação de mais três Varas, além do Juizado Especial, a prestação jurisdicional vai melhorar significativamente. Será um verdadeiro marco para a população que mora desse lado da cidade”, comemorou.

Hoje, o Fórum de Mangabeira  é composto por três varas mistas. De acordo com o Projeto da Lei de Organização Judiciária (Loje), serão seis varas, sendo duas cíveis, duas criminais, duas de Família e dois Juizados, já que a Unidade do Ernesto Geisel passará a funcionar na futura unidade.

O juiz Euler Paulo de Moura Jansen, diretor do Fórum de Bayeux “Juiz Inácio Machado de Souza”,  esclareceu que no novo edifício vai funcionar tudo que vem funcionando no atual prédio, localizado à Avenida Liberdade, que conta com quatro varas e um Juizado Especial. “Contudo, existe a previsão da criação e instalação de mais duas varas. Por outro lado, vamos ter mais espaço, conforto, mobilidade e ambientação dos setores. Aqui, também vão funcionar um depósito judicial e o Tribunal do Júri”, disse.

Também acompanharam o desembargador-presidente do TJ nas visitas o diretor do Fórum Cível da Capital, Sivanildo Torres; o secretário-geral do Tribunal, Robson Cananéa; o secretário administrativo, Aurélio Gusmão; o assessor militar; coronel Gilberto Moura Santo e o coordenador de Engenharia, Ricardo Alexandre de Oliveira Lima.

Mais fóruns - A coordenadora substituta de Engenharia do Tribunal de Justiça, Vânia Paiva Martins, disse que cinco fóruns estão praticamente prontos para serem inaugurados. “Alguns estão terminados, faltando apenas detalhes de mobília, a exemplo das comarcas de Pilões, Pedras de Fogo, Malta, Igaraçi e Cubati”, adiantou.

O desembargador Ramalho Júnior pretende entregar, até o final de sua gestão, um total de 28 obras distribuídas por 18 comarcas de primeira, segunda e terceira entrâncias do Estado. O valor investido nas construções, reformas e mobília das unidades judiciais do Estado, é mais de R$ 14 milhões.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611