Fred Coutinho integra reunião do Consepre com o presidente do Congresso Nacional
O presidente Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, integrou a comitiva do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) que se reuniu, na segunda-feira (29), em Brasília, com o presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União Brasil). A reunião interpoderes teve como objetivo fortalecer assuntos envolvendo o Judiciário.
“O senador demonstrou sensibilidade e compromisso em apoiar iniciativas que assegurem um Judiciário mais ágil, moderno e próximo da sociedade. Para nós, que estamos no exercício da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, é fundamental participar desse debate nacional e contribuir para a construção de soluções que valorizem a Justiça e garantam cidadania a todos”, disse o desembargador Fred Coutinho.
A comitiva foi liderada pelo presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça catarinense, desembargador Francisco Oliveira Neto. Na reunião, os dirigentes dos Tribunais de Justiça dialogaram com o parlamentar sobre temas como orçamento do Poder Judiciário estadual, fortalecimento institucional e cooperação entre os poderes. A articulação buscou garantir avanços estruturais e a manutenção de políticas públicas voltadas à modernização da Justiça.
Além de tratativas de pauta nacional, o presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional afirmou que está à disposição para somar esforços com os demais Poderes e instituições, apoiar os projetos que venham beneficiar a população. O senador Davi Alcolumbre reforçou que essa união é a relação entre poderes que fortalece o exercício pleno do Estado Democrático de Direito.
Consepre - Foi instituído em 5 de novembro de 2021, a partir da unificação do Conselho de Tribunais de Justiça com o Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. Sua criação teve como objetivo consolidar uma linha de entendimento nacional voltada à reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos Tribunais de Justiça em todo o território brasileiro.
Por Nice Almeida com informações do TJAP