Gabinete Virtual movimenta mais de 18 mil feitos em 2022 e atuará nas 6ª e 17ª Varas Cíveis da Capital
Sob a condução do Desembargador João Benedito, a Comissão do Gabinete Virtual se reuniu, nesta segunda-feira (23), para tratar de diversos assuntos e definir as unidades judiciárias a serem intervencionadas durante o mês de fevereiro, sendo escolhidas a 6ª e 17ª Varas Cíveis da Comarca de João Pessoa.
Os membros analisaram, ainda, os resultados da produtividade de 1.198 atos judiciais executados (598 despachos, 429 sentenças e 171 decisões), entre dezembro/2022 e parte de janeiro/2023, envolvendo a Vara Única de Teixeira e o Núcleo de Justiça 4.0 – Saúde Pública. Ao longo de 2022 o Gabinete Virtual, movimentou 16.839 processos eletrônicos, executando atos judiciais entre despachos, decisões e sentenças. Com a adição dos números obtidos entre dezembro e janeiro, a produção do GV chega a 18.037 feitos apreciados e resolvidos, empreendendo celeridade e qualidade na prestação jurisdicional.
No período, segundo o levantamento apresentado, a equipe do Gabinete Virtual, formada por quatro magistrados e assessores, atuou no acervo das respectivas unidades judiciárias. Na Vara Única de Teixeira foram proferidos 398 despachos, prolatadas 320 sentenças e emitidas 111 decisões, totalizando 829 feitos tramitados.
Já no acervo do Núcleo de Justiça 4.0 - Saúde Pública o Gabinete Virtual promoveu a celeridade com os seguintes números: 200 despachos; 109 sentenças e 60 decisões, computando 369 processos judiciais eletrônicos analisados.
O Desembargador João Benedito destacou o trabalho que o Gabinete Virtual vem desenvolvendo, em promover celeridade, auxiliando no acervo das unidades judiciárias em todo o estado, bem como, a produtividade alcançada, cujos resultados, com impactos positivos no Tribunal de Justiça, têm demonstrado a eficácia da iniciativa.
“Foi uma experiência ímpar para mim participar e coordenar os trabalhos do Gabinete Virtual. Sem dúvida foi uma das ferramentas mais eficientes no campo do auxílio à produtividade, redução do tempo médio de duração do processo e da taxa de congestionamento. Parabenizo os integrantes desse Gabinete e a assessora Denise Lira”, ressaltou o Presidente da Comissão Gestora do GV.
Participaram do encontro de trabalho os magistrados Phillipe Vilar, Jeremias Melo, Pedro Davi. Fábio Brito e a assessora do GV, Denise Lira.
Atuação - De janeiro a dezembro de 2022 o Gabinete Virtual atuou na Comarca da Capital: 6ª Vara da Fazenda (Acervo B); 4ª Vara da Fazenda Pública; 3ª Vara da Fazenda Pública; 2ª Vara da Fazenda Pública (Acervo B); 1ª Vara da Fazenda Pública (Acervo A); 6ª Vara Cível; 2ª Vara Regional de Mangabeira, Vara de Executivos Fiscais e no Núcleo de Justiça 4.0 – Saúde.
No interior, o Gabinete Virtual executou atos judiciais nas Comarcas de Teixeira (Vara Única); Monteiro (1ª e 2ª Varas); 4ª Vara de Guarabira, Vara Única da Comarca de Alhandra e na 2ª Vara de Sapé.
Por Lila Santos