Gerência de Comunicação cria nova identidade visual do Tribunal de Justiça
A nova identidade visual do Tribunal de Justiça da Paraíba foi apresentada, na manhã desta terça-feira (29), ao presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador João Benedito da Silva, dentro de um pacote de ações desenvolvidas pela Gerência de Comunicação. A iniciativa busca proporcionar simplicidade, leveza e modernidade através de uma logomarca com ícones que representam os maiores símbolos da justiça, e que será utilizada em todos os produtos de comunicação da Corte.
A logomarca do TJPB foi criada através dos símbolos do escudo, da espada de Têmis, das colunas gregas, da balança, do machado e da letra T, de Tribunal. As cores utilizadas são o branco, azul e o amarelo. “No tempo bem próximo, ao visualizar essa logomarca, as pessoas vão identificar que o Tribunal está presente”, disse o desembargador João Benedito ao parabenizar Walquíria Maria, gerente de Comunicação, Bianca do Monte, criadora da logomarca, e toda a equipe do setor, que contribuiu na idealização do projeto gráfico.
A gerente de Comunicação ressaltou que não existia no âmbito do Tribunal de Justiça, a utilização de uma logomarca. “O carro chefe dos projetos que foram apresentados hoje ao desembargador João Benedito foi a nova identidade visual, que será utilizada pela Comunicação, principalmente, a logomarca, que não existia no Tribunal”, comentou a gerente.
Walquíria Maria apresentou, ainda, o novo layout do site do TJPB e a restruturação do Núcleo de TV, que vai homenagear o ex-servidor da Corte, Ozildo dos Santos Paulino. O cinegrafista faleceu em 2021, vítima da Covid-19, após 20 anos de prestação de serviços ao judiciário paraibano. “É um dia muito importante pra gente e uma realização profissional de toda equipe, porque todos os projetos apresentados foram aprovados pelo desembargador João Benedito”, disse a gerente.
A identidade visual que será utilizada pela Comunicação foi criada pela designer Bianca do Monte, que fez a apresentação do projeto gráfico. “A logomarca é uma releitura simplificada do Brasão do TJPB. No entanto, a intenção não é inutilizar o brasão e sim trazer uma identidade mais forte e completa para o Tribunal para as mídias sociais e digitais”, destacou.
Também presente, o desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira além de parabenizar a Gerência de Comunicação pela criação dessa nova identidade visual, afirmou que o objetivo da logomarca é a identificação do público com o TJPB. “Lançar agora a logomarca e esperar a sua aceitação”, disse o desembargador Romero.
Parceiro da Comunicação em diversos projetos e atividades no TJ, o diretor de Tecnologia da Informação, Ney Robson, destacou que o Judiciário precisa estar sempre evoluindo na maneira de como se comunicar com a sociedade. “A identidade visual transmite muito isso, ou seja, a logomarca vai ser utilizada na área de Comunicação, sobretudo. Mas transmite uma segurança para pessoa e uma modernidade”, observou.
Neste mesmo sentido, a juíza Renata Câmara Pires Belmont, afirmou que a designer conseguiu trazer atributos da Justiça, formando uma só marca e, ao mesmo tempo, despertando no cidadão, tudo aquilo que a Justiça representa. “As linhas por si só se sobrepõem e conseguem numa ´única imagem, unir todos os símbolos ou atributos que a Justiça pode representar”, asseverou a magistrada. A juíza auxiliar da Presidência Lua Yamaoka e a magistrada Érica Amaral também participaram da reunião e aprovaram os projetos.
Por Marcus Vinícius