Conteúdo Principal
Publicado em: 29/01/2020 - 18h45 Atualizado em: 30/01/2020 - 15h47 Tags: GEVID, Gerência de Qualidade de Vida, Magistrados e servidores

Gerência de Qualidade de Vida do TJPB planeja ações voltadas ao bem-estar dos magistrados e servidores

As ações e projetos relacionados à saúde e bem-estar voltados aos magistrados e servidores do TJPB para serem desenvolvidos ao longo de 2020 já estão sendo planejados pela Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), setor ligado à Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça. Dentre as primeiras ações que serão realizadas, está o retorno da ginástica laboral para as principais unidades judiciárias da Capital, prevista para ocorrer após o carnaval.

De acordo com a gerente da Gevid, Valéria Beltrão, projetos como o de Qualidade de Vida em Ação Itinerante e o Despertar Saúde, e outras ações, estão com o cronograma em fase de definição. “Vamos sensibilizar todos os magistrados e servidores sobre a importância da execução dos exames periódicos e, também, enfatizar a questão da saúde mental. Além disso, vamos continuar trabalhando com as terapias alternativas, a exemplo de acupuntura, ventosaterapia e auriculoterapia”, destacou.

Com a chegada dos estagiários aprovados para o TJPB, segundo a gerente da Gevid, será possível retomar a ginástica laboral junto aos servidores e magistrados. Para isso, eles passarão por um treinamento intensivo de duas semanas, para aprenderem tópicos como protocolo de atendimentos, técnicas de ginástica laboral e a parte administrativa do setor.

“Também vamos elaborar um cronograma dos setores e unidades judiciárias que receberão as equipes para a ginástica, conforme a quantidade de servidores e magistrados das unidades. A ginástica consiste em alongamentos, fortalecimento muscular, ensinamento de automassagem e orientação da postura. Também orientamos em relação à importância das pausas, ideais a cada 50 minutos para tomar uma água ou ir ao banheiro, por exemplo”, explicou a gerente Valéria Beltrão. Conforme a gestora, a ginástica dura entre 7 e 10 minutos e tem o propósito de melhorar as condições de saúde, a circulação sanguínea, a oxigenação cerebral, entre outros benefícios. 

A gerente da Gevid afirmou, ainda, que a missão do setor é levar qualidade de vida, de modo mais amplo. “Queremos sensibilizar no tocante à adoção de atitudes mais saudáveis, elevar a importância das atividades físicas, de beber mais água, de se tornar uma pessoa mais ativa e ter uma alimentação mais saudável. Cuidar da saúde é importante não apenas para o corpo, mas, também, para a mente e, por isso, a parte psicológica será bastante trabalhada este ano, inclusive com a sugestão de exercícios mentais para diminuir o estresse e a ansiedade, decorrentes da correria do dia a dia e da pressão do trabalho”, enfatizou Valéria Beltrão.

Por Celina Modesto / Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611