Conteúdo Principal
Publicado em: 23/11/2023 - 16h20 Atualizado em: 01/12/2023 - 09h15 Tags: Comissão de Segurança, Sistema Visit, Treinamento

Gerentes de Fóruns e chefes de segurança de Comarcas são capacitados na nova versão do Sistema Visit 2.0

visit
Treinamento aconteceu de forma virtual

Cerca de 64 pessoas, entre gerentes de Fórum e chefes de segurança de Comarcas participaram, na manhã desta quinta-feira (23), de treinamento na nova versão do Sistema Visit 2.0, ferramenta do Acesso Seguro. Durante a capacitação, por meio virtual, os participantes tomaram conhecimento da modernização do sistema e os novos protocolos adotados, cujo objetivo é aumentar o nível de segurança nos fóruns e prédios administrativos do Tribunal de Justiça da Paraíba. 

O Acesso Seguro integra o Planejamento Estratégico do TJPB e tem por referência a Resolução nº 435/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário, e a Resolução nº 11/2017 do TJPB, a qual estabelece normas de segurança para ingresso e permanência de pessoas nas dependências dos prédios do Poder Judiciário estadual, seguindo procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachás de identificação para usuários.

O Acesso Seguro tem o apoio da Comissão Permanente de Segurança do Tribunal de Justiça, que tem à frente o desembargador Joás de Brito Pereira Filho, e a colaboração administrativa da gestão do TJPB, na pessoa do presidente, desembargador João Benedito da Silva.

O sistema Visit integra o patrimônio do Tribunal de Justiça da Paraíba. “A capacitação na nova versão do sistema Visit permite, aos usuários do Acesso Seguro, mais segurança, cujos resultados são observados com a prestação de serviço de qualidade, fortalecendo a eficácia no controle de acesso dos ambientes do judiciário estadual”, comentou a juíza auxiliar da Presidência do TJPB, e gestora do projeto, Michelini Jatobá.

Dentre os tópicos abordados na formação, foram tratados sobre o aumento do rigor na detecção de mandados de prisão, a automatização do controle de visitantes armados e adoção de protocolos que aumentam a segurança dentro das unidades judiciárias. 

O coordenador do Acesso Seguro e responsável pelo treinamento, Jardel Rufino, destacou a importância de adotar a automação de procedimentos de segurança como forma de manter um equilíbrio entre a eficiência operacional e a proteção nos ambientes forenses. “Em meio ao recrudescimento da violência, é imprescindível modernizar as ferramentas tecnológicas utilizadas no controle de acesso das pessoas que transitam e labutam nas dependências do Poder Judiciário estadual”, salientou.

O gerente do Fórum da Comarca de Campina Grande, Agnelo Melo, comentou que a nova versão do Sistema Visit melhora de forma significativa o controle de acesso das pessoas que precisam adentrar ao Fórum.  “O Acesso Seguro ficará mais eficaz e trará benefícios ao jurisdicionado, priorizando cada vez mais a segurança de todos”, realçou.

Treinamentos como o realizado pela equipe de acesso seguro do TJ-PB sobre o sistema VISIT são essenciais para garantir que todos os operadores do sistema estejam atualizados e preparados, segundo pontuou a gerente do Fórum da Comarca de Pombal, Maria de Fátima Rodrigues. Para ela, essas reuniões não apenas destacam a importância do sistema, mas também reforçam o compromisso em aprimorar constantemente a segurança para magistrados, servidores e jurisdicionados em geral,  que frequentam os fóruns na Paraíba. 

“O Visit, como um programa bem desenvolvido, desempenha um papel fundamental na proteção e eficiência do acesso, proporcionando confiança aos usuários enquanto visitam as instalações judiciais”, ressaltou.

Por sua vez, o gerente do Fórum de São João do Rio do Peixe, Francisco Batista de Sousa Neto pontuou que o treinamento virtual sobre a nova versão do visit foi uma oportunidade para conhecer as novas formas da sua funcionalidade, favorecendo ainda mais segurança e tranquilidade aos magistrados, servidores, advogados e jurisdicionados. 

“Por meio desta reunião tivemos a oportunidade de verificar na prática a operacionalização dos novos protótipos de controle do Visit, além de sanarmos dúvidas e ampliarmos o conhecimento acerca dos operadores do sistema”, frisou Francisco Batista.

Por Lila Santos

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611