Grande e seleto público prestigia entrega das obras de modernização do Anexo Administrativo do Palácio da Justiça
<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>
por Evandro da Nóbrega,
coordenador de Comunicação
Social do Judiciário paraibano
Foi bastante prestigiada a solenidade de inauguração e entrega das obras de reforma, ampliação, recuperação, remodelação e modernização do prédio do Anexo Administrativo do Palácio da Justiça.
Esta cerimônia realizou-se a partir das 18 h, no hall do próprio Anexo, sob a coordenação do desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado.
O comentário geral era o de que o prédio virou praticamente um novo Anexo, tal o volume e qualidade dos melhoramentos introduzidos no antigo Fórum Cível da Comarca da Capital, nos últimos tempos transformado no atual Anexo Administrativo do Palácio da Justiça.
MINISTRO & JUIZ
A (re)inauguração do Anexo Administrativo “Desembargador Archimedes Souto Maior” do Palácio da Justiça ocorreu durante a solenidade programada pela Presidência do TJ-PB para assinalar a passagem dos 117 anos de instalação oficial do antigo “Superior Tribunal de Justiça do Estado do Parahyba do Norte”, que depois seria o atual Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba.
Na primeira parte da cerimônia, foram outorgados a Medalha e Diploma do Mérito Judiciário da Paraíba ao Ministro Antonio Herman de Vasconcelos e Benjamin, integrante paraibano do STJ (Superior Tribunal de Justiça, em Brasília) e ao falecido juiz de Direito (também paraibano) Walter Rabello Pessoa da Costa.
Tais outorgas inserem-se na orientação do desembargador-presidente de prestigiar a memória de grandes magistrados do passado e de personalidades que de alguma forma tenham dado substancial contribuição ao engrandecimento do Judiciário na Paraíba.
PRATA & OURO
A Medalha concedida in memoriam ao juiz Walter Rabello (recebida por um de seus filhos, o Dr. Walber Belo Rabello Pessoa da Costa) inscreve-se na categoria Distinção, sendo portanto em prata. Já a Medalha outorgada ao ministro Herman Benjamin foi em ouro (categoria Alta Distinção).
Quem discursou saudando a memória do juiz Walter Rabello foi o desembargador Leôncio Teixeira Câmara, representando o Tribunal de Justiça, a pedido do desembargador-presidente Antônio de Pádua, autor da proposição que, aprovada à unanimidade pelo Tribunal Pleno, resultou na outorga da Medalha e do Diploma aos familiares do homenageado.
Já a saudação ao ministro Antonio Herman de Vasconcelos e Benjamin ficou a cargo da desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti, autora da propositura no sentido de se conceder o Mérito Judiciário ao integrante paraibano do STJ. Essa outorga também foi aprovada por unanimidade no Pleno do TJ-PB. O ministro Herman Benjamin também discursou, agradecendo as distinções que lhe foram entregues.
RECURSOS HUMANOS
O desembargador-presidente Antônio de Pádua Lima Montenegro — que abriu e fechou a primeira etapa da solenidade, com breves pronunciamentos — fez um discurso de maior extensão na segunda fase da cerimônia: a da inauguração propriamente dita das obras recém-concluídas no Anexo Administrativo do Palácio da Justiça.
Nesse pronunciamento, o chefe do Poder Judiciário do Estado lembrou que nunca teve a intenção de construir obras suntuosas, faraônicas ou “elefantes-brancos”. Por isto, sua Administração vem sendo marcada, desde o início, pelo investimento no homem, nos recursos humanos (magistrados e servidores), com a melhoria de seu nível de conhecimentos, em termos educacionais, profissionais, funcionais.
DE PEDRA & CAL
No entanto, segundo frisou o desembargador-presidente, não foi possível escapar à necessidade de construir também obras de pedra e cal, como é o caso de Fóruns (na Capital e no Interior) e, agora, das obras deste Anexo Administrativo. Ao final das solenidades, as autoridades, convidados e o público em geral visitaram as dependências principais do Anexo, para verificar in loco os melhoramentos recém-introduzidos.
Durante a cerimônia, circulou uma publicação — Nos 117 Anos do TJ-PB, a inauguração das obras no Anexo Administrativo do Palácio da Justiça —, sob a forma de plaquette com 44 páginas ilustradas, em cores, e editada pela Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano.








