Conteúdo Principal
Publicado em: 27/03/2023 - 17h58 Tags: Encontro, Nupemecs, Santa Catarina

I Encontro Regional Sul de Nupemecs reúne coordenadores para trocar experiências em Santa Catarina

Juíza Lua (D) com outras participantes do Encontro em Santa Catarina
Juíza Lua Pitanga (D) no Encontro em Santa Catarina

A coordenadora adjunta do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, juíza Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga, participou do I Encontro Regional Sul de Nupemecs, realizado nessa sexta-feira (24), no Auditório Thereza Grisólia Tang, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis. O coordenador-geral do Nupemec-TJPB, desembargador José Ricardo Porto, também foi convidado a participar do evento, mas devido a compromissos, previamente, agendados justificou sua ausência.

“Foi um encontro muito proveitoso, pois foram apresentadas as demandas e boas práticas dos Núcleos Permanentes e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) da Região Sul, além do diagnóstico provisório do levantamento nacional que vem sendo realizado pelo Conselho Nacional de Justiça, acerca da atual realidade dos Centros de todo o país e suas maiores necessidades”, comentou Lua Yamaoka

A magistrada, que é titular da 8ª Vara Cível da Comarca de Campina Grande, ainda disse “que houve valiosa troca de experiências e divulgação de resultados exitosos a serem implementados nas demais regiões na busca, pela pacificação social e redução da litigiosidade no Judiciário”. Também compõem o Nupemec-TJPB, como coordenadores adjuntos, os juízes Euler Paulo de Moura Jansen e Jailson Shizue Suassuna.

A Região Nordeste é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJPB, que tem como objetivo, assim como os demais Núcleos, incentivar e promover a capacitação, treinamento e atualização de magistrados, servidores, conciliadores e mediadores no que se refere aos métodos adequados de solução de conflitos. Nesse sentido, é indispensável a troca de experiências entre os agentes para que se disseminem práticas que permitam o avanço da cultura da conciliação e da mediação no âmbito dos Nupemecs.

Por Fernando Patriota

 

 

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711