I Encontro Regional Sul de Nupemecs reúne coordenadores para trocar experiências em Santa Catarina
A coordenadora adjunta do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, juíza Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga, participou do I Encontro Regional Sul de Nupemecs, realizado nessa sexta-feira (24), no Auditório Thereza Grisólia Tang, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis. O coordenador-geral do Nupemec-TJPB, desembargador José Ricardo Porto, também foi convidado a participar do evento, mas devido a compromissos, previamente, agendados justificou sua ausência.
“Foi um encontro muito proveitoso, pois foram apresentadas as demandas e boas práticas dos Núcleos Permanentes e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) da Região Sul, além do diagnóstico provisório do levantamento nacional que vem sendo realizado pelo Conselho Nacional de Justiça, acerca da atual realidade dos Centros de todo o país e suas maiores necessidades”, comentou Lua Yamaoka
A magistrada, que é titular da 8ª Vara Cível da Comarca de Campina Grande, ainda disse “que houve valiosa troca de experiências e divulgação de resultados exitosos a serem implementados nas demais regiões na busca, pela pacificação social e redução da litigiosidade no Judiciário”. Também compõem o Nupemec-TJPB, como coordenadores adjuntos, os juízes Euler Paulo de Moura Jansen e Jailson Shizue Suassuna.
A Região Nordeste é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJPB, que tem como objetivo, assim como os demais Núcleos, incentivar e promover a capacitação, treinamento e atualização de magistrados, servidores, conciliadores e mediadores no que se refere aos métodos adequados de solução de conflitos. Nesse sentido, é indispensável a troca de experiências entre os agentes para que se disseminem práticas que permitam o avanço da cultura da conciliação e da mediação no âmbito dos Nupemecs.
Por Fernando Patriota