Conteúdo Principal
Publicado em: 30/01/2024 - 19h31 Atualizado em: 31/01/2024 - 08h51 Tags: Inovação, Tecnologia, Parceria

i-Nova Justiça: TJPB e Fundação Parque Tecnológico avaliam ações que são fruto da parceria firmada

inova
Os projetos foram apresentados ao presidente do TJPB

Após quase um ano da assinatura do Termo de Aliança Estratégica firmado com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), de Campina Grande, dentro do programa i-Nova Justiça, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Benedito da Silva, realizou uma reunião nesta terça-feira (30) para avaliar os resultados até agora alcançados. A parceria visa a implantação e difusão de práticas, políticas e produtos inovadores na estrutura técnica, jurídica e administrativa do Judiciário Estadual. "O conhecimento nunca é demais e nós aprendemos muito com essa parceria. A inovação tecnológica é algo que não se pode abrir mão nos tempos atuais", disse o presidente do TJPB.

Na ocasião, a diretora técnica do PaqTcPB, Nadja Oliveira, fez uma apresentação das ações realizadas em 2023. "A reunião foi extremamente positiva. A gente tem menos de um ano dessa aliança estabelecida entre o Tribunal de Justiça e o Parque Tecnológico e já temos resultados concretos e entregas que convergem com as metas que foram estabelecidas", afirmou Nadja Oliveira. 

Dentre as ações ela destacou o desenvolvimento de projetos de inovação com incorporação de tecnologia para rotina do Judiciário, formação do corpo técnico administrativo e dos magistrados do tribunal dentro de oficinas de capacitação e inovação, transferência de tecnologia e registro de propriedade intelectual.

"A gente está caminhando agora para ter espaço físico e laboratórios de inovação dentro do programa i-Nova Justiça com essa parceria. Vamos avançar para uma formação de pós-graduação em latu sensu com MBA com a Escola de Magistratura na área de direito, inovação e tecnologia", disse a diretora técnica do Parque Tecnlógico, acrescentando que vê com boas perspectivas a consolidação da aliança. "Na verdade a gente está construindo colaborativamente a política de inovação que o Tribunal de Justiça tem balizado pelo CNJ. A nossa missão e o objeto e o propósito da aliança tem se cumprido", afirmou.

O juiz Jeremias Cássio Carneiro Melo, que é coordenador do programa i-Nova Justiça, disse que a parceria com a Fundação Parque Tecnológico tem sido muito frutífera. "Tivemos uma reunião para apresentar os resultados desse último ano da aliança estratégica com o Parque Tecnológico da Paraíba e a apresentação ao presidente do Tribunal das perspectivas para este ano de 2024, sob os quatro eixos fundamentais do convênio, quais sejam, a capacitação, a formação de MBA em inovação voltada para o Judiciário, a finalização de encomendas tecnológicas e também aquilo que se relaciona com a estruturação do centro de inteligência e inovação do laboratório do Tribunal de Justiça da Paraíba", pontuou.

Participaram da reunião o juiz auxiliar da Presidência Fábio Araújo, o juiz auxiliar da Vice-Presidência Ely Jorge, diretores e gerentes do TJPB, a juíza Ana Penazzi, diretora do Fórum de Campina Grande, e o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, Alexandre Trineto, bem como Camila Costa Souza, da Fundação Parque Tecnológico.

Por Lenilson Guedes

inova
inova
inova
inova
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611