i-Nova Justiça: TJPB e Fundação Parque Tecnológico avaliam ações que são fruto da parceria firmada
Após quase um ano da assinatura do Termo de Aliança Estratégica firmado com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), de Campina Grande, dentro do programa i-Nova Justiça, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Benedito da Silva, realizou uma reunião nesta terça-feira (30) para avaliar os resultados até agora alcançados. A parceria visa a implantação e difusão de práticas, políticas e produtos inovadores na estrutura técnica, jurídica e administrativa do Judiciário Estadual. "O conhecimento nunca é demais e nós aprendemos muito com essa parceria. A inovação tecnológica é algo que não se pode abrir mão nos tempos atuais", disse o presidente do TJPB.
Na ocasião, a diretora técnica do PaqTcPB, Nadja Oliveira, fez uma apresentação das ações realizadas em 2023. "A reunião foi extremamente positiva. A gente tem menos de um ano dessa aliança estabelecida entre o Tribunal de Justiça e o Parque Tecnológico e já temos resultados concretos e entregas que convergem com as metas que foram estabelecidas", afirmou Nadja Oliveira.
Dentre as ações ela destacou o desenvolvimento de projetos de inovação com incorporação de tecnologia para rotina do Judiciário, formação do corpo técnico administrativo e dos magistrados do tribunal dentro de oficinas de capacitação e inovação, transferência de tecnologia e registro de propriedade intelectual.
"A gente está caminhando agora para ter espaço físico e laboratórios de inovação dentro do programa i-Nova Justiça com essa parceria. Vamos avançar para uma formação de pós-graduação em latu sensu com MBA com a Escola de Magistratura na área de direito, inovação e tecnologia", disse a diretora técnica do Parque Tecnlógico, acrescentando que vê com boas perspectivas a consolidação da aliança. "Na verdade a gente está construindo colaborativamente a política de inovação que o Tribunal de Justiça tem balizado pelo CNJ. A nossa missão e o objeto e o propósito da aliança tem se cumprido", afirmou.
O juiz Jeremias Cássio Carneiro Melo, que é coordenador do programa i-Nova Justiça, disse que a parceria com a Fundação Parque Tecnológico tem sido muito frutífera. "Tivemos uma reunião para apresentar os resultados desse último ano da aliança estratégica com o Parque Tecnológico da Paraíba e a apresentação ao presidente do Tribunal das perspectivas para este ano de 2024, sob os quatro eixos fundamentais do convênio, quais sejam, a capacitação, a formação de MBA em inovação voltada para o Judiciário, a finalização de encomendas tecnológicas e também aquilo que se relaciona com a estruturação do centro de inteligência e inovação do laboratório do Tribunal de Justiça da Paraíba", pontuou.
Participaram da reunião o juiz auxiliar da Presidência Fábio Araújo, o juiz auxiliar da Vice-Presidência Ely Jorge, diretores e gerentes do TJPB, a juíza Ana Penazzi, diretora do Fórum de Campina Grande, e o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, Alexandre Trineto, bem como Camila Costa Souza, da Fundação Parque Tecnológico.
Por Lenilson Guedes