Conteúdo Principal
Publicado em: 12/09/2022 - 11h26 Atualizado em: 12/09/2022 - 11h35 Tags: ESMA, Ideação Suicida, Setembro Amarelo

‘Ideação suicida’ é tratado em webinário promovido pela Esma dentro do Setembro Amarelo

-

Dando continuidade aos webinários voltados à área de saúde mental, a Escola Superior da Magistratura (Esma) promoveu, na sexta-feira (9), o tema ‘Ideação suicida: Toda vida importa, o que posso fazer?’. A temática foi ministrada, na oportunidade, pela médica Morrana Moraes Rêgo e a supervisora da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba, psicóloga Maria da Penha Pontes Borges, foi a mediadora dos debates.

O evento foi destinado aos magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual e ao público em geral. O evento foi transmitido ao vivo pela plataforma Zoom e através do canal da Esma no YouTube. Quem não assistiu em tempo real, o vídeo está disponível para os interessados por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=TrvvLlAboJw&t=107s.

Representando a Esma, a estagiária Helena Ribeiro deu as boas-vindas a palestrante e abriu o webinário, que tem como foco a Campanha ‘Setembro Amarelo’. A ação tem como finalidade a conscientização sobre a prevenção do suicídio. “Esse é um tema de extrema importância para dialogarmos sobre saúde mental”, disse Helena.

Para a mediadora Penha Pontes, a sociedade vive uma realidade de constante cobranças e exigências de padrões cada vez mais rígidos e moralistas. “É importante ressaltar que o comportamento suicida não quer matar a vida e sim, acabar com o sofrimento intenso e muitas vezes momentâneo que se está vivendo”, falou Penha.

Ao abrir sua explanação, a médica Morrana Rêgo afirmou que, nos últimos tempos, a questão da saúde mental vem sendo tratada com mais importância. “Falar sobre suicídio, primeiro, ele precisa ser falado porque não é nenhum tabu falar sobre o assunto, o erro que se tem é o incentivo a isso”, disse Morrana, acrescentando que, a ideação suicida não está só ligada aos transtornos mentais. “Essa ação do suicídio é algo ligado ao desespero”, falou.

Segundo a ministrante, o Setembro Amarelo veio para mostrar ao cidadão que a vida dele importa. “O Setembro Amarelo traz a importância de você se cuidar, cuidar da sua vida, emoções e pensamentos”, ressaltou. Ela pontuou, ainda, que nem toda doença psiquiátrica ou transtorno psiquiátrico está diretamente ligado a ideação suicida e nem toda ideação suicida está conectado a transtornos mentais. 

Morrana Rêgo disse que a depressão está muito mais presente ao suicídio do que em outros transtornos. “A depressão é uma doença e não uma frescura”, enfatizou. Em seguida, os participantes puderam interagir com a palestrante com perguntas encaminhadas sobre o tema.

Por Marcus Vinícius
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611