Inauguração da Sala de Leitura destinada à Remição de Pena na Cadeia de Soledade será nesta sexta (13)
De acordo com a juíza Ivna Mozart Bezerra Soares Moura, titular do 3º Juizado Auxiliar Cível da 2ª Circunscrição, a Sala de Leitura funcionará dentro da Cadeia, próximo à área de ‘banho de sol’. A magistrada participará da inauguração, por ter contribuído com a construção do projeto enquanto respondia pela Comarca, cuja titularidade foi assumida, semana passada, pela juíza Francilene Lucena Melo Jordão, que também estará presente.
A realização do trabalho é uma parceria entre o Judiciário local, a Secretaria de Administração Penitenciária e a ONG IDE Projetos Sociais, que desenvolve atividades no Município. O projeto será acompanhado por professores, que estabelecerão as leituras e deverão avaliar as resenhas e resumos sobre as obras, conforme explicou a magistrada.
“Este projeto tem o objetivo de oferecer a possibilidade de crescimento para os presos, num espaço adequado, alcançando o objetivo da pena que é a reeducação e a ressocialização. É muito diferente de quando eles ficam apenas segregados. Aqueles que não sabem ler também terão a oportunidade de aprender e de conseguir este letramento. Fico muito feliz com a iniciativa”, disse a juíza Ivna.
A magistrada Ivna Mozart explicou que, embora a cadeia abrigue presos provisórios e a remição seja voltada para os que já estão cumprindo pena, alguns dos presos que ali se encontram já possuem pena a ser cumprida por outros crimes. Acrescentou, ainda, que os apenados que se recolhem nos finais de semana no local, pertencentes ao regime aberto e semiaberto, também serão alcançados pelo projeto.
Por Gabriela Parente