Conteúdo Principal
Publicado em: 18/09/2020 - 13h20 Atualizado em: 18/09/2020 - 14h04 Tags: GEVID

Inscrições para palestra on-line sobre câncer de intestino seguem até o dia 28 de setembro

O propósito é alertar e sensibilizar magistrados, servidores e todos os colaboradores do Poder Judiciário estadual sobre a prevenção do câncer colorretal

As inscrições para participar da palestra on-line sobre prevenção do câncer de intestino seguem até o próximo dia 28. O evento digital, promovido pela Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep), por meio da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), do Tribunal de Justiça da Paraíba, em parceria com a Unimed JP (Equipe Saúde Corporativa Viver Melhor), acontecerá no dia 29, às 14h30, e faz parte da campanha preventiva contra o câncer de intestino (colorretal), conhecida como “setembro verde”. 

Os interessados podem se inscrever até as 24 horas antes da data agendada, bastando enviar uma mensagem via aplicativo Whatsapp para o número (83) 991440048, contendo as seguintes informações: nome completo, CPF, código Unimed (caso tenha), telefone e e-mail.

Valéria Beltrão

Conforme explicou a gerente da Gevid, Valéria Beltrão, o propósito é de alertar e sensibilizar magistrados, servidores e todos os colaboradores do Poder Judiciário estadual sobre a prevenção do câncer colorretal. Nacionalmente, a campanha é promovida pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Ela enfatizou, igualmente, a necessidade de promover o ‘Setembro Verde’ para conscientizar, não só sobre a importância da prevenção, mas, também, do diagnóstico precoce do câncer de intestino. 

“Como qualquer tipo de câncer, o tratamento depende do estágio em que a doença é diagnosticada. Basicamente, é feita a retirada dos tumores e o tratamento multidisciplinar, que pode envolver quimioterapia e/ou radioterapia. Portanto, quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura”, pontuou Valéria Beltrão.

A gerente da Gevid informou, ainda, que será criado um grupo de Whatsapp com os participantes, onde será disponibilizado o manual para baixar a plataforma de videoconferência Cisco Webex, bem como os links de acesso à palestra. Dentro do trabalho conjunto entre a Gevid e a Unimed JP, uma série de conferências virtuais foram programadas para este mês de setembro, alusivo, também, à conscientização e prevenção ao suicídio (Setembro Amarelo). Para ter acesso à programação, clique na palavra saúde.

Incidência -  Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a cada ano há 34.280 novos casos de câncer colorretal, dos quais 15.415 se encaminham para óbito. Ao todo, 16.660 homens e 17.620 mulheres são diagnosticados todo ano com a doença no País, conforme acentuou Valéria Beltrão. “A importância da campanha Setembro Verde também se dá porque não há muito acesso a informações sobre o câncer de intestino nos veículos de comunicação”, enfatizou a gerente.

Por Lila Santos/Gecom-TJPB

Arquivos Anexos: 

Os arquivos disponibilizados acima estão nos seguintes formatos: .pdf. Para saber mais sobre como visualizá-los, clique aqui.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611