Conteúdo Principal
Publicado em: 02/06/2022 - 14h16 Atualizado em: 03/06/2022 - 12h02 Comarca: Itaporanga Tags: Infância e Juventude, Exploração Sexual, Crianças e adolescentes

Judiciário de Itaporanga promove palestra em escola sobre exploração sexual de crianças e adolescentes

Palestra sobre exploração sexual de crianças e adolescentes
Juiz Antônio Eugênio fala sobre exploração sexual de crianças e adolescentes

O juiz titular da 2ª Vara Mista da Comarca de Itaporanga e diretor do Fórum, Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto, encerrou as atividades da Campanha ‘Maio Laranja’' com uma palestra sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento aconteceu na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, com a participação de estudantes, professores e pais de alunos.

O evento, que ocorreu na terça-feira (31), contou com a participação do conjunto de entidades que integram a rede de proteção à criança e ao adolescente, tais como os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Contou, também, com a participação efetiva da Prefeitura de Itaporanga, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Palestra sobre exploração sexual de crianças e adolescentes

Atento ao tema da campanha do Maio Laranja – Diga Não ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes -, o magistrado destacou que o assunto precisa ser mais debatido em todas as esferas da sociedade, como forma de vencer tabus e enfrentar a questão de frente, uma vez que há registro de aumento significativo de casos, principalmente com o início da pandemia.

“Muitas escolas e professores têm receio de falar sobre o tema, por questões religiosas e de política governamental. Eu, como juiz, abordei esse tema, tendo em vista o grande aumento de casos no Município, envolvendo abuso e exploração de crianças. E posso dizer que, com a pandemia, tivemos um grande aumento, principalmente dentro de casa”, revelou o juiz.

Palestra sobre exploração sexual de crianças e adolescentes

Antônio Eugênio disse que a violação de direitos é uma triste realidade vivenciada por milhares de crianças e adolescentes no país. “É um retrato cruel traduzido em números alarmantes. Mais de setenta por cento das vítimas de estupro no Brasil são crianças e adolescentes”, destacou o juiz. Para ele, além dos dados estatísticos negativos, o que mais preocupa é a ausência de debates na sociedade e de engajamento para proteger e prevenir situações de violação de direitos de crianças e adolescentes.

“É preciso perder o medo de falar sobre o tema. Enquanto o medo existir, as crianças e os adolescentes vão continuar sendo abusados, como mostram as estatísticas”, avaliou o juiz. Antônio Eugênio adiantou que a palestra proporcionou um contato direto com os alunos da Escola, com interatividade, em torno de um tema que precisa ser tratado sem preconceitos.

Por Frenando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611