Conteúdo Principal
Publicado em: 07/05/2024 - 16h38 Comarca: Campina Grande

Judiciário e Unifacisa debatem projetos inovadores de atenção a crianças e adolescentes vítimas de violência 

Juiz Perilo Lucena falou da missão da Justiça
Juiz Perilo Lucena falou da missão da Justiça

Com o objetivo de tratar sobre projetos na área de inovação voltados à atenção a Crianças e Adolescentes vítimas de violência, o juiz titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Campina Grande, Perilo Lucena, esteve reunido com professores e alunos do Curso de Direito do Centro Universitário Facisa - Unifacisa. O encontro aconteceu na sede do Complexo Judiciário Irmã Aldete, no município, nessa segunda-feira (6).

“Os projetos desenvolvidos pelos alunos da Unifacisa na área da inovação têm sido uma iniciativa importante para promover uma abordagem mais eficaz e humanizada diante de casos tão sensíveis”, explicou o magistrado Perilo Lucena.

Na ocasião, ele compartilhou sua experiência jurisdicional após assumir a competência para o julgamento dos crimes contra crianças e adolescentes, que antes tramitavam em outras instâncias judiciais. O magistrado destacou, ainda, o intenso ritmo de trabalho, realizado em colaboração com os servidores, promotoras de Justiça, Defensoria Pública e advogados que atuam nos processos criminais.

"A nossa missão é agilizar a tramitação e aplicar a lei, promovendo justiça entre as partes envolvidas", afirmou o juiz Perilo Lucena. 

Encontro discutiu os desafios enfrentados no sistema judiciário
Encontro discutiu os desafios enfrentados no sistema judiciário

Durante o encontro, foram discutidos os desafios enfrentados no sistema judiciário para garantir uma resposta adequada às vítimas de violência, bem como a importância da interdisciplinaridade e do trabalho conjunto entre profissionais de diferentes áreas, como Direito e Psicologia, para oferecer um suporte completo às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Os cerca de 60 estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas junto ao magistrado, contribuindo para a melhoria contínua das práticas e políticas voltadas para a proteção dos direitos da infância e da juventude.

Perilo Lucena reforçou que o encontro representa mais um passo na construção de uma rede de apoio sólida e eficiente para combater a violência contra crianças e adolescentes, reafirmando o compromisso da Universidade e do Poder Judiciário com a promoção da justiça e do bem-estar social na comunidade.

Por Lila Santos

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611