Conteúdo Principal
Publicado em: 22/09/2020 - 10h27 Atualizado em: 22/09/2020 - 10h28 Tags: Infância e Juventude, Live, ‘A relação entre o Conselho Tutelar e o Judiciário’

Juiz-coordenador da Coinju participa da live ‘A relação entre o Conselho Tutelar e o Judiciário’

Nesta terça-feira (22), a partir das 19h30, o coordenador estadual da Infância e da Juventude (Coinju) do Tribunal de Justiça da Paraíba e titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, juiz Adhailton Lacet, participa de uma live que vai tratar sobre “A relação entre o Conselho Tutelar e o Judiciário”. A transmissão ao vivo será através do perfil no aplicativo Instagram da conselheira tutelar Maduca Lopes (@maduca_lopes), que atua no Estado de São Paulo e é autora de variados livros sobre a temática.

“Os conselheiros relatam que o tratamento dos juízes apresenta certo rigor ou tem determinações que não condizem com a atribuição deles. Por isso, durante a live, falarei sobre deveres, direitos e atribuições dos conselheiros tutelares, além de como deve ser o relacionamento entre magistrado e conselheiro”, adiantou Adhailton Lacet.

Para o coordenador da Coinju, é importante cultivar um bom relacionamento com os conselheiros tutelares, visto que ambos integram o sistema de garantias de direitos, no eixo da defesa dos direitos da criança e do adolescente, tendo cada um suas atribuições. “Tenho um bom relacionamento com todos os conselheiros tutelares que me procuram, seja pessoalmente, por telefone ou pelo Whatsapp. Aqui, o conselheiro tutelar tem livre acesso ao meu gabinete, coisa que não é vista em outros locais do Brasil”, sustentou.

Na live, o magistrado fará, ainda, recomendações sobre como manter um relacionamento saudável entre juízes e conselheiros tutelares. “É bom não só os juízes, mas todos que integram o sistema de justiça buscarem um tratamento cordial, pautado na boa educação doméstica junto aos conselheiros. Esse bom relacionamento beneficia a todos que integram o sistema de garantias de direito, tanto quanto os jurisdicionados, que é o nosso público”, enfatizou o juiz Adhailton Lacet.

Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611