Conteúdo Principal
Publicado em: 16/09/2021 - 18h02 Atualizado em: 16/09/2021 - 18h07 Tags: Jecrim, Projetos sociais

Juizado Criminal de JP retoma financiamento de projetos sociais voltados à educação musical de crianças e adolescentes

Aula musical a adolescentes da Comunidade do Timbó

Três projetos sociais voltados à educação musical de crianças moradoras de áreas de vulnerabilidade estão sendo retomados este mês na Capital paraibana: o Santa Rita de Cássia (no Bairro de Mangabeira), cujo retorno ocorreu há duas semanas; o Filhos de Javé (no Cristo Redentor), reiniciado na semana passada, e o Vem Cuidar de Mim (Comunidade do Timbó), cujas atividades recomeçarão nesta segunda-feira (20). Todos eles são custeados por meio de verbas oriundas de transações penais realizadas pelo Juizado Especial Criminal (Jecrim) de João Pessoa, que tem à frente o juiz Hermance Gomes Pereira.

O magistrado explicou que os projetos ficaram suspensos por conta da pandemia e a volta está ocorrendo de forma reduzida, seguindo protocolos sanitários. A redução também se deve à diminuição do número de transações penais – previstas na Lei 9.099/95, viabilizando uma pena pecuniária para o arquivamento de alguns processos criminais.

Juiz Hermance Gomes Pereira

Segundo o juiz, existe recomendação do CNJ e orientação da Corregedoria Geral de Justiça para que as verbas das transações tenham uma destinação social. Mas a elaboração dos projetos e as parcerias com as ONGs envolvidas ficam a cargo do Juízo, que, neste caso, deu prioridade à educação musical.

“Música é arte, é educação, é disciplina. Acredito neste poder de transformação que a música tem”, justificou Hermance, ao revelar, com entusiasmo, que os projetos já alcançaram mais de 400 crianças, desde que foram iniciados. “Antes da pandemia, havia cerca de 200 crianças atendidas. Agora, estamos voltando com uma média de 60 (20 em cada uma) para manter segurança e distanciamento”, explicou.

Por meio do Projeto Filhos de Javé, as crianças recebem aulas de violão e piano. Já a parceria com o instituto Vem Cuidar de Mim viabiliza a formação musical da Banda Marcial “Maestro Geraldo Alves dos Santos”, integrada por crianças e adolescentes da Comunidade do Timbó. 

Artigo 496 do Código de Normas Judicial/ CGJ – Dispõe que os valores recolhidos como prestação pecuniária, Quando não destinados à vítima ou aos seus dependentes, serão, preferencialmente, destinados à entidade pública ou privada com finalidade social, notadamente em atividades de caráter essencial à segurança pública, educação e saúde, desde que atendam às áreas vitais de relevante cunho social, a critério do juízo da execução penal, obedecendo ao disposto na Resolução nº 154/2012 do CNJ e suas alterações.

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611