Conteúdo Principal
Publicado em: 01/07/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Juízas e Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPB participam de lançamento da Campanha “Meu corpo, minha vida”

As juízas Virgínia Gaudêncio Novais, da 2ª Vara da Infância da Capital, e Graziela Queiroga Gadelha de Souza, da comarca de Lucena, juntamente com a coordenadora da Infância e da Juventude do TJPB, Viviane de Andrade Sarmento, participaram do lançamento da campanha “Meu corpo, minha vida”, promovida pela  Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice Almeida”- FUNDAC, na manhã desta quarta-feira (1), no auditório da  Secretaria de Desenvolvimento Humano.

O encontro teve como meta atrair parceiros para o trabalho de combate ao uso de droga, que de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública é responsável por 70% dos homicídios registrados na Paraíba. Só em maio deste ano, meia tonelada de droga foi incinerada no Estado, resultado de apreensões realizadas pelas polícias paraibanas em 2008.

Para a juíza Graziela Queiroga, a campanha é de fundamental importância, pois além de visar o combate ao uso de drogas ilícitas, remete as atenções para a “Campanha de erradicação da violência contra a criança e o adolescente causada pelo uso abusivo do álcool”, que foi lançada em Lucena no último dia 13 de maio pela ONG Apôichá, com apoio do Juizado da Infância e da juventude daquela comarca da qual é titular.

De acordo com a magistrada Virgínia Novais, a campanha é válida, porque a grande maioria dos adolescentes, em conflito com a lei, comete atos infracionais em função das drogas. “O objetivo da campanha é afastar o jovem do vício e com isso evitar muitas infrações, daí a sua importância”.

Em nome do Poder Judiciário, Graziela Queiroga lembrou da nova postura que o juiz deve ter diante dos problemas sociais, saindo do âmbito dos fóruns e do Tribunal para chegar mais próximo da realidade e dos problemas sociais.

Um relatório da Organização das Nações Unidas, divulgado no mês de junho deste ano, revela que o Brasil é o país da América Latina com o maior numero de usuários de drogas. São mais de 950 mil pessoas entre 12 e 65 anos.

O presidente da FUNDAC, Diamantino da Silva Lima, acredita que combater este mal que ameaça a sociedade é uma tarefa que deve começar nas escolas, associações de bairros e hospitais. Mas, para ganhar esta batalha é preciso de parceiros.

“Estamos dispostos a trabalhar juntos e quando falo juntos, falo em nome do Poder Judiciário, pela defesa da vida, porque a vida é a nossa meta”, ressaltou a juíza Graziela Queiroga fazendo referência ao slogan da companha de Lucena.

Também presentes ao lançamento, os secretários de Saúde, José Maria de França; de Educação, Sales Gaudêncio; de Esporte Lazer e Cultura, Coronel Francisco; de Segurança, Gustavo Gominho; de Desenvolvimento Humano, Guicelia de Figueiredo; e representantes do Ministério Publico, Juizado da Infância e Adolescência, Polícias Federal, Civil e Militar e Procuradoria Geral do Estado.

Ao final, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação da oficina de música da Apôichá.

Por Kubitschek Pinheiro e Cristiane Rodrigues

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611