Juízes, assessores e chefes de cartório do Fórum Cível da Capital fazem curso sobre o uso do Cisco Webex
A Diretoria do Fórum Cível da Comarca de João Pessoa, “Desembargador Márcio Moacyr Porto”, promoveu um treinamento sobre a Plataforma Cisco Webex destinado a juízes, assessores e chefes de cartório de todas as suas unidades judiciárias. A capacitação aconteceu durante a manhã desta sexta-feira (14) , por videoconferência e foi ministrada pelo juiz titular da 3ª Vara Mista da Comarca de Bayeux, Euler Paulo de Moura Jansen.
De acordo com o diretor do Fórum, juiz Carlos Sarmento, a iniciativa da promoção do curso surgiu depois de uma reunião com os magistrados da área cível, que falaram sobre a necessidade de um aperfeiçoamento no âmbito da Plataforma Cisco Webex e suas funcionalidades.
“De logo, pensei no nome do colega Euler Jansen. Além de um excelente juiz, tem conhecimento comprovado na área de informática e sabe repassar muito bem todo o conteúdo relativo à videoconferência e audiência semipresenciais”, disse o diretor do Fórum, que também compõem a primeira Turma Recursal de João Pessoa. Ainda segundo Carlos Sarmento, o treinamento foi bastante proveitoso, com muita participação e elogiado por todos os participantes, tanto pela didática de Euler Jansen, como pelo conteúdo da explanação, mostrando o passo a passo para a realização de audiências por videoconferência. “Agradeço ao colega Euler Jansen pela sua costumeira atenção para conosco, em nome de todos os que trabalham no Fórum Cível da Capital”, enfatizou o diretor.
Durante o evento, Jansen detalhou a instalação da ferramenta eletrônica, passando pelos atos preparatórios para as audiências, os procedimentos na sua realização, gravação e disponibilização aos interessados, dicas para a melhor exploração possível do sistema, aproveitando-se da experiência já acumulada pelo expositor. “A proposta é deixar juízes, assessores e servidores do Fórum Cível da Capital mais seguros e melhor preparados para o enfrentamento dessa nova realidade”, disse o juiz responsável pela formação.
A plataforma Cisco Webex foi disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como meio emergencial de videoconferência para atos processuais, durante o período de enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19, que exige o isolamento social e, como consequência, as restrições de locomoção.
Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB











