Conteúdo Principal
Publicado em: 02/03/2015 - 20h03 Atualizado em: 02/03/2015 - 20h40

Justiça entrega certificados a apenados em solenidade no Espaço Cultural e no Júlia Maranhão

Os curso foram promovidos pelo TJPB em parceria com o Senac

Entrega de certificados de curso a apenados

Um total de 35 apenados receberam certificados de conclusão de cursos de Manicure, Bijuterias e de Agente de Limpeza e Conservação, entregues pelo Senac. Os cursos foram promovidos pelos Tribunal de Justiça da Paraíba, através do Projeto “Começar de Novo”, e beneficiou presos que cumprem pena em regime aberto, semi-aberto e condicional.

A solenidade aconteceu em dois momentos diferentes, nesta segunda-feira(02); a primeira no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho e, a segunda, no Presídio Feminino Júlia Maranhão.

Durante a entrega dos certificados, marcada por muita emoção, o magistrado Carlos Neves da Franca, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça, que já respondeu pela Vara de Execuções Penais, disse, ao se dirigir aos apenados, que o momento representava mais do que um a entrega de um certificado, mas sim o resultado de um aprendizado.

Os juízes Franca e Hygina falaram aos apenados

“O importante é a valorização de cada pessoa. Cada um tem seu potencial de vida e não se pode separar pessoas do fato que levaram vocês a estar aqui”, declarou o juiz Carlos Neves.

O magistrado foi enfático ao afirmar: “Vocês haverão de chegar muito mais longe na tarefa que escolhera”.

A juíza da Vara das Execuções Penais, Hygina Josita de Almeida, ao parabenizar os participantes do curso, enfatizou que ninguém perde por adquirir conhecimentos. “A liberdade, alguém pode tirar de vocês; o conhecimento, não. Ao contrário, ele traz a sua liberdade, com maiores chances de não mais reincidir no crime”, argumentou.

Ao encerrar suas palavras, a magistrada espalhou ânimo aos aos apenados: “Continuem sonhando e lutando que a vitória é certa”.

Uma das apenadas, de nome Soraia, que trabalha no Espaço Cultural e cumpre pena em regime condicional, ao falar de suas expectativas com a conclusão do curso, disse que ele foi bastante proveitoso e que aprendeu muitas coisas importantes durante o mesmo, o de Agente de Limpeza e Conservação, como ética, moral, higiene e, ainda, o que ela considerou mais importante que foi a “interação com as pessoas”.

O secretário de Administração Penitenciária do Estado, Wagner Dorta, ao participar da entrega dos certificados feita a 26 detentas do Júlia Maranhão, enalteceu a perseverança de todos, que em nenhum momento desistiram de seus objetivos. “Não temos como separar o trabalho da socialização, por isso acredito que todos vocês terão a oportunidade de um trabalho digno”, ressaltou o secretário

Participaram ainda da solenidade o secretário executivo de Administração Penitencia , Agamenom Vieira da Silva,  além da educadora Gláucia Coutinho, que representou o Senac na solenidade.

O grupo Sal e Luz da Igreja Evangélica Batista Zona Sul fez uma apresentação especial. Na ocasião, elas encenaram uma peça adaptada da música Creio, de Diante do Trono.

Por Clélia Toscano

Por Clélia Toscano

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711