Conteúdo Principal
Publicado em: 16/09/2024 - 17h55 Atualizado em: 16/09/2024 - 17h57 Tags: Cartório Unificado Cível, Campina Grande, início das atividades

Justiça inaugura Cartório Unificado Cível no Fórum de Campina Grande

Solenidade de início das atividades do Cartório Unificado Cível de Campina Grande
Solenidade de início das atividades do Cartório Unificado Cível de Campina Grande


Uma solenidade, na manhã desta segunda-feira (16), no primeiro andar da sede do Fórum Affonso Campos, na Comarca de Campina Grande, marcou o início das atividades do Cartório Unificado Cível, que abrange as 10 Vara Cíveis existentes. Além do retorno normal dos trabalhos, tendo em vista a conclusão das obras no local. A iniciativa faz parte de um leque de ações da gestão do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, voltada ao aprimoramento e eficácia da prestação jurisdicional na região.

As Varas Cíveis de Campina Grande foram unificadas quanto aos serviços cartorários, reunindo os seus respectivos acervos e os servidores, os quais foram distribuídos em duas Seções, conforme explicou a juíza Renata Barros, diretora-adjunta do Cartório Unificado Cível.

“A unificação dos Cartórios, reunindo o acervo das 10 unidades judiciárias, cria o segundo maior Cartório Unificado do Estado e inicia uma nova estrutura e dinâmica de trabalho para as Varas Cíveis desta Comarca, objetivando a padronização dos serviços e, com isso, mais efetividade e celeridade na atuação”, comentou a magistrada.

Novo Cartório Unificado Cível de Campina Grande
Novo Cartório Unificado Cível de Campina Grande

Ela enfatizou, ainda, que, quanto ao ambiente, houve uma reorganização estrutural com a união em um mesmo espaço físico dos servidores, alocados em forma de 'ilhas', com separação apenas entre as Seções.  “A 1ª Seção corresponde aos acervos da 1ª, 5ª, 7ª, 8ª e 9ª Varas Cíveis, enquanto que na 2ª Seção englobam os processos das 2ª, 3ª, 4ª, 6ª e 10ª Varas”, ressaltou a juíza Renata Barros.

A  diretora do Fórum Affonso Campos, juíza Ana Christina Soares Penazzi Coelho, destacou que, com a conclusão da obra no primeiro andar do Fórum, possibilitou a retomada dos trabalhos e, consequentemente, o funcionamento do Cartório Unificado Cível. 

A magistrada lembrou que o Fórum Affonso Campos, desde o ano passado, passa por obras de melhorias substanciais e modernas, voltadas ao aprimoramento da prestação jurisdicional, bem como ao bem-estar de todos que trabalham na unidade judiciária e os que nela transitam.

Segundo pontuou, o funcionamento do Cartório Unificado Cível representa uma retomada progressiva e que, até o final do ano, os trabalhos serão normalizados, assim que as obras do Fórum Affonso Campos forem concluídas, com a inauguração.

“É muito significativa a volta dos servidores do Cartório Unificado Cível, porque possibilitará uma melhoria na prestação jurisdicional, principalmente no que tange ao atendimento ao público, ao advogado e às demandas que rotineiramente acontecem no Fórum”, realçou a juíza  Ana Christina Penazzi.

Também participaram do evento, magistrados e magistradas que atuam no Fórum Affonso Campos, Alberto Jorge, presidente da OAB seccional Campina Grande, José Alípio Bezerra, coordenador da Defensoria Pública, o Padre Sérgio, da Fazenda do Sol, além da chefe-geral do Cartório Unificado Cível, Analine Borges, e servidores.

Por Lila Santos

 

-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611