Lançamento do livro “A presença de Mário Moacyr Porto” marca 2ª etapa das comemorações do 120º aniversário do TJPB
Na tarde desta segunda-feira (4), no Salão Nobre do Tribunal de Justiça da Paraíba, membros da Corte estadual prestigiaram o lançamento do livro “A presença de Mário Moacyr Porto”, de autoria da professora Maria José Teixeira Lopes Gomes. Na ocasião, também foi exibido um vídeo, que detalhou aspectos importantes da história do Tribunal, e lançado o terceiro número do “Informativo Judiciarius”. O evento faz parte da segunda etapa de comemorações pelo 120º aniversário de instalação do TJPB, organizada pela Comissão especial que está à frente das atividades.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, abriu a solenidade e discursou sobre a história do órgão da Justiça, desde a sua instalação. Falou, também, sobre a virtualização das atividades do Judiciário, que vem sendo priorizada em sua gestão, e sobre a importância de se recordar os primórdios da Instituição. “Atuante, forte, resistente, baseada na vontade do povo e com uma gloriosa história até os dias atuais”, falou o presidente acerca da Corte paraibana.
Sobre o lançamento do livro, o presidente Abraham Lincoln disse que era parte dos festejos do 120º aniversário, homenagear “um dos maiores desembargadores que o Tribunal já teve: desembargador Mário Moacyr Porto”.
A apresentação da obra foi feita pelo desembargador aposentado Antônio de Pádua Montenegro. “A ilustre biógrafa buscou traçar com precisão os lineamentos mais expressivos da vida do desembargador Mário Moacyr Porto. Homem extraordinário e emblemático, ícone da judicatura e do magistério superior paraibano”, afirmou, dizendo que a biografia vem resgatar a memória do homenageado, bem como o que ele representou para o Estado.
A professora e autora, Maria José Teixeira Lopes Gomes, ao agradecer o incentivo ao trabalho realizado, quando se resgata a memória de um dos mais ilustres paraibanos, o desembargador Mário Moacyr Porto, disse que “Nada melhor do que um salão nobre para reverenciar a sua memória. Possuía postura combativa de crítico, com brilhante intelectualidade e, na arte de discursar, senhor do verbo. Um paraibano que soube engrandecer sua terra”.
Estiveram presentes na solenidade desembargadores, magistrados, procuradores, advogados, defensores públicos, professores, historiadores, servidores e familiares do homenageado, além de autoridades dos demais Poderes.
Comissão Especial - Encarregada de elaborar as festividades e homenagens no ano em que o Tribunal de Justiça comemora o 120º aniversário, a comissão especial é composta por 11 membros: os desembargadores Marcos Cavalcanti de Albuquerque (presidente), Arnóbio Alves Teodósio e José Ricardo Porto (membros titulares), Maria das Neves do Egito de Araújo Duda Ferreira, João Alves da Silva e Romero Marcelo da Fonseca Oliveira (membros suplentes), além do Dr. Márcio Roberto Soares Ferreira; o diretor de Comunicação Institucional do TJ, escritor Itapuan Botto Targino; editor e assessor da Presidência do Tribunal, Evandro da Nóbrega; do historiador Humberto Cavalcanti de Mello (do IHGP) e o arquiteto Umbelino Peregrino de Albuquerque (do IPHAN).
Gabriela Parente
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)



