Conteúdo Principal
Publicado em: 08/05/2019 - 18h43 Atualizado em: 08/05/2019 - 18h48 Tags: Infância e Juventude, Programa de Apadrinhamento, Infância Juventude

Lançamento do Programa de Apadrinhamento está entre as ações da Semana da Adoção em Sousa

Lançamento do Programa de Apadrinhamento está entre as ações da Semana da Adoção em Sousa / Foto: Ednaldo Araújo / TJPB

A equipe interdisciplinar e a 7ª Vara Mista da Comarca de Sousa programaram dois eventos em alusão ao Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio. As atividades envolvem exibição de vídeo, palestras e rodas de conversa e ocorrerão nos dias 21 e 24 de maio, para dar visibilidade à importância do ato de adotar, bem como esclarecer a sociedade sobre a possibilidade de apadrinhamento das crianças que se encontram em casas de abrigo, através do lançamento do Programa Apadrinhamento Legal. A comunidade de Sousa e os pretendentes da comarca habilitados para a adoção foram convidados a participar.

No dia 21 de maio, às 18h, a equipe exibirá o filme “De repente uma família” no Teatro Multifuncional do Centro Cultural do Banco do Nordeste de Sousa (CCBNB). Após a exibição, será realizada uma roda de conversa sobre Adoção, com os seguintes debatedores: juiz Vinícius Silva Coelho (titular da 7ª Vara Mista), psicóloga Shirleidy Freitas Stratton (equipe interdisciplinar), promotora de justiça Élida Figueiroa (coordenadora de Estudos e Apoio à Adoção) e pais adotivos Luidson Soares de Andrade e Francimercia Pereira Garcia de Andrade.

Conforme a assistente social da equipe interdisciplinar Viviane Rodrigues Ferreira, a atividade tem como objetivo a promoção de debates que estimulem a adoção de crianças e adolescentes considerados de difícil inserção em família substituta.

Já no dia 24 de maio, às 9h, no auditório do Sebrae, naquele município, será feito o lançamento do Programa Apadrinhamento Legal. “O objetivo é propiciar para essas crianças e adolescentes em situação de acolhimento na Casa Lar Credendo Vides a convivência familiar e comunitária, por meio do acesso a atividades diversificadas, tais como lazer ou serviços especializados, a serem ofertados por padrinhos e madrinhas cadastradas”, explicou Viviane.

Na ocasião, também serão esclarecidas as modalidades diversas de apadrinhamento: financeiro, social e afetivo. Os dois primeiros visam oferecer um suporte financeiro ou a prestação de um serviço. “Na modalidade de apadrinhamento afetivo, o padrinho ou madrinha servirá de apoio e referência de cuidado, pois o foco é na convivência com a criança ou adolescente e na construção de vínculos afetivos”, esclareceu.

Para o magistrado Vinícius Silva Coelho, titular da 7ª Vara Mista de Sousa, as ações pretendem focar na sensibilização da sociedade sobre a adoção das crianças com mais idade e dos adolescentes. “Já no caso do apadrinhamento, vamos aproveitar a semana para promover uma intensa discussão sobre o assunto para estimularmos a ligação das crianças institucionalizadas com a comunidade. Muitas pessoas têm interesse em ajudar, mas não têm conhecimento de como podem fazer isso. Queremos que a sociedade participe e conheça a história dessas crianças”, pontuou.

A equipe interdisciplinar é integrada, também, pelas assistentes sociais Danúbia Fernandes, Mônica Ribeiro, Leila Casimiro, Maria Aparecida Maia; pela psicóloga Shirleidy Stratton e pelas técnicas em Educação, Gleides Araújo e Maria do Socorro Sarmento. 

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711