Livro “Crônicas Forenses” será lançado nesta segunda-feira no auditório do Ministério Público
Nesta segunda-feira (6), às 17h30, o promotor aposentado Fernando Antônio Vasconcelos vai lançar "Crônicas Forenses - o dia-a-dia da justiça", no auditório do Ministério Público. O livro será apresentado pelo procurador-geral do MP, Osvaldo Trigueiro do Vale Filho, e tem o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba. O juiz Marcos Sales estará presente, representando a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB).
O livro é uma coletânea de crônicas publicadas nos jornais A União e Correio da Paraíba e nos portais “El Theatro” e “Portalbip.com”. A obra sai com o selo da Editora Fotograf PB. O autor, que já possui três livros jurídicos publicados e dois de crônicas, é professor da Universidade Federal da Paraíba e do Unipê, das disciplinas de Direito Civil e do Consumidor.
De acordo com Fernando Vasconcelos, o livro trata do cotidiano do Poder Judiciário, de uma forma menos solene, mais amena. “São casos reais, alguns até imprevisíveis, que envolvem a atuação de juízes, tribunais, advogados, delegados e membros do Ministério Público. Muitas das crônicas envolvem julgados, com personagens fictícios, porém de carne e osso”, afirmou.
Entre as crônicas do livro, estão casos fictícios como o do juiz que decretou o despejo dele mesmo; a mulher que casou com o retrato do marido morto (na França); as tatuagens da juíza; a cachaça do padre-promotor; o magistrado que suspendeu uma audiência, porque o reclamante estava de chinelos; o casamento feito pela internet; o divórcio à distância; o imbróglio genético entre outras abordagens.
O prefácio leva a assinatura do promotor de justiça João Arlindo Correia Neto, presidente da Associação Paraibana do Ministério Público.
Por Kubitschek Pinheiro




