Conteúdo Principal
Publicado em: 10/06/2013 - 16h51 Atualizado em: 23/09/2020 - 15h32

Magistrados destacam atuação da Ouvidoria no trabalho de aproximação com as instâncias inferiores

A presença da Ouvidoria de Justiça nas comarcas de Cruz do Espirito Santo e Jacaraú, na última quinta-feira (5), mereceu avaliações positivas dos juízes Eduardo Barros e Judson Kildere, respectivamente, diretores daquelas unidades judiciárias. “É a primeira vez que um órgão de escuta do Poder Judiciário se desloca até as instâncias inferiores para verificar a realidade e escutar juízes e servidores sobre os problemas cotidianos”, avaliou o titular de Jacaraú, Judson Kildere.

O Ouvidor de Justiça, desembargador Fred Coutinho, conversou pessoalmente com os magistrados e servidores das comarcas, buscando conhecer a realidade de cada unidade judiciária e fazer uma ponte de interação entre as demandas daquelas localidades e os setores administrativos do Tribunal de Justiça. O juiz Eduardo Barros destacou o trabalho da Ouvidoria. “Abre-se um canal direto e rápido entre os magistrados e o 2º grau”, disse.

No fórum de Cruz do Espirito Santo o desembargador constatou uma realidade que se apresenta em quase todas as comarcas do Estado: a carência de servidores nas áreas técnicas. Essa é uma falta que vem sendo preocupação na atual Mesa Diretora do Tribunal de Justiça, segundo observou o ouvidor. Para ele, mesmo com as limitações no orçamento, a presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, vem procurando soluções pontuais através de remoções e nomeações.

Outro aspecto positivo da Ouvidoria direciona-se para os encaminhamentos administrativos. Muitas das questões burocráticas levantadas pelos magistrados estão sendo catalogadas e direcionadas para as soluções. Somente para se ter uma ideia, nos três primeiros meses de atividades, desde sua instalação, a Ouvidoria já movimentou mais 1.000 demandas, entre reclamações, pedidos de informações, denúncias, críticas e sugestões. Desse montante, 755 foram devidamente resolvidas, de acordo com os dados estatísticos divulgados pelo setor.

O ouvidor Fred Coutinho observou ainda práticas positivas de iniciativa dos magistrados para melhoria da prestação jurisdicional. Lembrou a instalação de uma Brinquedoteca que está sendo projetada pela diretoria do fórum de Jacaraú, espaço que será destinado às crianças, quando nas audiências que envolvem processos e litígios entre os pais. Outra prática é a organização dos arquivos, que passaram a ser catalogados através de sistema informatizado.

 

TJPB/Gecom

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611