Conteúdo Principal
Publicado em: 25/08/2015 - 18h39 Atualizado em: 25/08/2015 - 21h24

Magistrados e servidores debatem cumprimento da Meta 2 no Fórum Cível da Capital

A Paraíba é o primeiro lugar no cumprimento da Meta 2 na Região Nordeste

 

O diretor do Fórum Cível da Capital, juiz Inácio Jário, recebeu a juíza-auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, Anna Carla Falcão, e o juiz-corregedor Wolfram da Cunha Ramos, para debater, juntamente com chefes de cartórios, o cumprimento da Meta 2 e apresentar à magistrada o projeto elaborado para acelerar o julgamento dos processos que dizem respeito à meta na unidade judiciária.

A Meta 2 trata-se do julgamento, até dezembro de 2015, de 80% dos processos distribuídos até 31/12/2010, no 1º grau, e até 31/12/2011, no 2º grau. A meta estabelece ainda o julgamento de 100% dos processos distribuídos até 31/12/2011 nos Juizados Especiais e nas Turmas Recursais estaduais.

“Foram escolhidos cinco serventuários da unidade para trabalhar, em horário diferente dos demais servidores e com ganho de hora extra, no acompanhamento dos processos que estão dentro da meta. Eles serão responsáveis por identificar, separar e acompanhar os despachos e decisões referentes aos processos da Meta 2”, informou o juiz Inácio Jário.

Todavia, o magistrado destacou que o trabalho desse grupo não quer dizer que os servidores das demais unidades interromperão suas atividades. “Muito pelo contrário, estamos intensificando os trabalhos para não apenas cumprir a meta, como superá-la. Pretendemos julgar o maior número de processos possível, que, desde 2010, aguardam sentença”, frisou Jário.

A juíza Anna Carla Falcão, que é a coordenadora da meta, afirmou que a realização da reunião é uma forma de viabilizar, identificar e agilizar o julgamento dos processos. Sobre o projeto elaborado pelo diretor do Fórum Cível, a magistrada acredita que os trabalhos que serão desenvolvidos pelos cinco servidores auxiliarão bastante o cumprimento da meta.

“Considerando que muitas unidades estão com dificuldades na identificação e cumprimento dessa meta, devido ao elevado quantitativo do acervo, o projeto servirá para otimizar o resultado”, ressaltou.

Números – De acordo com a Gerência de Estatísticas do TJPB, das 77 comarcas do Estado, 46 já cumpriram a Meta 2, das quais, 121 unidades judiciárias estão em dia no cumprimento.

No 1º grau, o estoque inicial era de 179.651 processos. Já foram julgados 132.554. A Paraíba segue em 1º lugar no cumprimento da Meta 2, na região Nordeste, e em 4º, nacionalmente. À nível de 2º grau, o número inicial era de 9.638, sendo que 8.855 processos já foram julgados. No 2º grau, a Paraíba se encontra em 3º lugar no rankink nordestino, e em 11º à nível nacional.

Participaram ainda da reunião o juiz Horácio Ferreira de Melo Júnior, o diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça, Ney Robson, o gerente do Primeiro Grau do TJPB, Aurélio Aquino, e o gerente do Fórum Cível, Robson de Araújo.

Por Marayane Ribeiro (estagiária)

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711