Conteúdo Principal
Publicado em: 19/05/2025 - 10h27 Atualizado em: 19/05/2025 - 11h03 Tags: Justiça Restaurativa, Nejure, Formação de Facilitadores

Magistrados e servidores participam do Curso ‘Facilitadores de Círculos de Construção de Paz’

Formação de Facilitadores
Curso de Facilitador em Justiça Restaurativa é oferecido pelo Nejure

Magistrados(as) e servidores(as) estão participando do Curso ‘Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz’, promovido pela Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB). A parte prática das aulas acontece nesta semana até quinta-feira (22). A formação está sendo conduzida pela psicóloga Tâmara Ramalho de Sousa Amorim.

A diretora adjunta da Esma-PB, juíza Antonieta Maroja Nóbrega, ressaltou que o curso de Facilitador em Justiça Restaurativa representa um avanço importante na formação continuada de magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) da Justiça. “Ao incorporar práticas que favorecem o diálogo, a escuta e a reparação, o Tribunal de Justiça e a Esma reafirmam seu compromisso na construção de uma justiça mais humanizada e eficaz, alinhada aos desafios contemporâneos na direção  da pacificação social”, afirmou.

Para a coordenadora adjunta do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejure) do Tribunal de Justiça da Paraíba, juíza Ivna Mozart Bezerra Soares, a formação é um dos pilares sobre os quais se sustenta a política de Justiça Restaurativa, conforme preconiza a Resolução 225/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “O Nejure oferece, anualmente, este curso de Formação de Facilitadores como parte do seu plano de expansão pelo Estado, sempre contemplando os públicos interno e externo, em atenção ao caráter interinstitucional da política”, disse.

A magistrada enfatizou, ainda, que a Esma-PB tem sido uma grande parceira neste processo, na medida em que apoia e certifica os cursos e tão bem recebe os cursistas.

A tutora Tâmara Amorim afirmou que o curso é uma das formas de formar pessoal, de Tribunais de Justiça, para aplicar uma metodologia da Justiça Restaurativa, que são os círculos de construção de paz. “Os Círculos de Construção de Paz constituem uma das principais metodologias da Justiça Restaurativa. É uma abordagem que prioriza os relacionamentos e pode ser aplicada em diferentes contextos, como nos Tribunais de Justiça, escolas, comunidades, unidades socioeducativas e demais espaços sociais”, asseverou.

Por Marcus Vinícius

 

Formação de Facilitadores
Formação de Facilitadores
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711