Magistrados(as) e servidores(as) da Justiça estadual devem participar do Censo Cadastral Previdenciário
Magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário da Paraíba estão convocados a participar do Censo Cadastral Previdenciário promovido pela Paraíba Previdência (PBPrev). A iniciativa tem como objetivo atualizar os dados cadastrais, funcionais e financeiros dos segurados – incluindo servidores públicos civis, militares, ativos, inativos e pensionistas.
A atualização é obrigatória e visa manter a base de dados previdenciária do Estado compatível com o sistema nacional, garantindo maior segurança e modernização nos registros e pagamentos previdenciários. Além da atualização de dados, será realizada também a prova de vida dos segurados.
O Censo inclui dependentes, aposentados(as) e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado da Paraíba (RPPS/PB) e dos militares estaduais ativos, da reserva remunerada, reformados, dependentes e pensionistas vinculados ao Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM/PB).
O Cadastro é obrigatório também para servidores(as) do Poder Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Estado (MPPB) e Defensoria Pública, assim como das autarquias e fundações estaduais e instituições de ensino superior. Aqueles que exercem cargos comissionados ou são contratados estão fora do censo, uma vez que não contribuem para a PBPrev.
Agendamentos
O agendamento para a entrega obrigatória de documentos já está aberto e pode ser realizado até o dia 28 de novembro de 2025 no seguinte endereço eletrônico: https://nuvem.agendacenso.com.br/paraiba
Caso prefiram, os servidores da Justiça estadual poderão realizar a entrega dos documentos no próprio TJPB (sala de sessões do Pleno) ou no Fórum Cível (auditório), ambos em João Pessoa. Neste caso, o agendamento deverá ocorrer no período de 1º a 18 de julho do corrente ano.
O agendamento online estabelece dia, local e horário de comparecimento do segurado com a devida documentação. Também foi disponibilizado o telefone (WhatsApp) 0800 800 3400 e o e-mail censo.ouvidoria@agendaassessoria.com.br. para tirar dúvidas.
Na modalidade presencial, o processo teve início no dia 26 de maio, primeiramente, na Capital, onde estão funcionando três polos: na PBPrev (Avenida Rio Grande do Sul, s/n, Bairro dos Estados); na Secretaria de Estado da Administração/Sead (Rua João da Mata, bairro de Jaguaribe) e no Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, bairro de Tambauzinho).
Conforme informações da PBPrev, gradativamente, novos polos serão abertos em todo o estado e para os servidores das comarcas do interior haverá ambientes nos fóruns, como adiantou o diretor de gestão de pessoas do TJPB, Einstein Roosevelt Leite.
“À medida que a PBPrev for abrindo os postos de atendimento para realização do Censo Previdenciário no interior, a Digep vai articular para que os servidores possam ser atendidos nos ambientes dos Fóruns onde trabalham”, reforçou.
Documentação exigida
Os documentos entregues devem ser originais ou cópias legíveis. A relação da documentação pode ser acessada nos links abaixo:
- Servidores ativos efetivos e ativos militares
- Pensionistas
Servidores aposentados e militares inativos (da reserva ou reformados)
Por Gabriela Parente