Conteúdo Principal
Publicado em: 26/01/2021 - 14h39 Atualizado em: 27/01/2021 - 19h07 Comarca: Sousa Tags: SATJ, PATJ

Mais acesso à Justiça: Comarca de Sousa instala Sala Virtual de Atendimento a Distância

Em cumprimento à Resolução nº 02/2021, publicada no último dia 18, o Fórum Dr. José Mariz, localizado na Comarca de Sousa, instalou, nesta terça-feira (26), a Sala Virtual de Atendimento a Distância (SATJ). Com o propósito de ampliar e facilitar, cada vez mais, o acesso à Justiça, o espaço permite a realização de atos processuais por videoconferência. Instalada no térreo do fórum, a sala conta, também, com estrutura acessível.

Na comarca, já existe um Posto Avançado do Tribunal de Justiça da Paraíba (PATJ), instalado e inaugurado no ano passado. Desta forma, a SATJ configura-se como mais uma evolução tecnológica em termos de acesso do jurisdicionado à Justiça, complementando-se ao posto existente. De acordo com o diretor do fórum, juiz Natan Figueiredo Oliveira, a sala já está à disposição para atendimentos.

Juiz Natan Figueiredo

“O serviço implementado permite que os atos de cooperação entre comarcas diversas sejam praticados pelo próprio juízo deprecante, em conformidade com sua agenda e pauta. Ou seja, as pessoas que estão aqui e integram processos de outras comarcas serão ouvidas diretamente pelo próprio juiz onde tramita o processo. Para isso, disponibilizamos toda a infraestrutura e acessibilidade para facilitar as videoconferências”, explicou o magistrado.

Ele explanou, também, que a sala foi equipada com câmera de vídeo, internet e aplicativos para as reuniões virtuais e sessões por videoconferência. “Estes atos de cooperação entre comarcas distintas dependiam da pauta do juízo deprecado e, agora, vai contar com a vantagem da colheita das provas e da videoconferência de acordo com o próprio juízo deprecante. Isso faz com que os atos sejam praticados de forma muito mais rápida”, enfatizou o juiz Natan Figueiredo. A direção do fórum fará o controle do agendamento das audiências.

Facilidade – Na exposição de motivos para a edição da Resolução nº 02/2021, que tomou por base a Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 354, de 19 de novembro de 2020, o desembargador-presidente Márcio Murilo da Cunha Ramos considerou a atenção prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição, desenvolvendo, em caráter permanente, iniciativas voltadas ao aperfeiçoamento da qualidade, da celeridade, da eficiência, e da efetividade dos serviços judiciários da primeira instância. Observou, ainda, a nova realidade vivenciada a partir da pandemia do novo Coronavírus, a qual demonstrou que a atividade jurisdicional pode ser prestada a distância com a mesma eficácia. 

Por Celina Modesto / Gecom-TJPB

Compartilhar: Whatsapp
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611