Conteúdo Principal
Publicado em: 23/10/2017 - 11h15 Comarca: Bananeiras

Manuseio do sistema PJe foi tema de curso para 25 juízes do Estado

Esta foi a 3ª turma que participou das aulas sobre as práticas inerentes
à administração judiciária, à gestão cartorária e os processos judiciais

O juiz Meales Medeiros, durante sua explanação

Durante dois dias, a Comarca de Bananeiras recebeu 25 magistrados de todas as três entrâncias do Estado para participar do curso “PJe para juízes de 1º Grau”. O evento, que ocorreu no Fórum ‘Desembargador Santo Estanislau Pessoa Vasconcelos’, foi destinado ao aperfeiçoamento de juízes, para fim de promoção pelo critério de merecimento.

O diretor da instituição de ensino, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, esteve presente as aulas do último dia de atividades. O curso buscou otimizar tudo que diz respeito ao manuseio do sistema Processual Eletrônico (PJe), que envolve as práticas inerentes à administração judiciária, à gestão cartorária e aos processos judiciais, visando uma prestação jurisdicional com qualidade e eficiência no ambiente eletrônico.

Esta foi a terceira turma que participou da temática em questão, outros 50 magistrados do Judiciário estadual já haviam assistido as aulas, ministradas pelos juízes Euler de Moura Jansen e Meales Medeiros de Melo, em João Pessoa, nos meses de agosto e setembro.

“Hoje, no Estado, temos mais processos eletrônicos do que físicos e o perfeito conhecimento do sistema permitirá aos juízes/alunos que aprimorem sua efetividade no processo, e, com isso, despache de forma mais rápida e eficiente os feitos. Não só causando o bem para os jurisdicionados, mas, também, permitindo ao juiz uma melhor qualidade de vida”, ressaltou Euler Jansen.

Os magistrados Euler de Moura Jansen e Meales Medeiros de Melo foram os primeiros a trabalhar com o manuseio do PJe no Estado. “Com a nossa experiência, conhecimento do sistema e, também, um pouco do fato de termos certos conhecimentos da área técnica de informática, fizemos essa condensação de conteúdo para ministrarmos no curso, com vista a um gerenciamento melhor da unidade judiciária pelos juízes”.

Durante a formação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as distinções, peculiaridades e vantagens do processo virtual, o que possibilita o domínio dos instrumentos e informações disponibilizados pelo PJe, com orientação ao pleno conhecimento do processo.

Por Marcus Vinícius

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611