Conteúdo Principal
Publicado em: 03/09/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Meio Ambiente é tema de peça infantil encenada pelas crianças do Varadouro com o apoio da Aemp

A juíza Renata Câmara, titular da 8ª Vara Cível da Capital e coordenadora de Cultura da    Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba (Aemp); e a presidente da entidade, Diana Vita promoveram esta semana, mais uma ação sociocultural com a apresentação da peça infantil “Malazarte Buenas Artes”, no Teatro do Sesi, centro de João Pessoa. O texto é de autoria da dramaturga Lourdes Ramalho.

O projeto inicial reunia os alunos da “Escola Irmã Severina”, mas a proposta cresceu e atingiu crianças da comunidade do Varadouro. O espetáculo contou também com o apoio do Núcleo de Teatro Universitário, onde aconteceram os ensaios.

O texto foi escrito para ser apresentado pelos alunos do “Grupo Criançada em Cena” com a abordagem do meio ambiente. A peça conta a história de lenhadores que estão destruindo a floresta, a sua fauna e a flora. As crianças que fazem o papel de mensageiras vão procurar Malazarte, o guardião das árvores, para salvar a natureza das mãos dos lenhadores. O espetáculo tem a duração de  30 minutos.

De acordo com a juíza Renata Câmara, o projeto tem se mostrado uma importante ferramenta na formação e construção dos nossos futuros adultos. “O projeto superou todas as nossas expectativas. Crianças, que antes tinham dificuldade na leitura, passaram a se dedicar mais aos estudos, no intuito de ler os textos das peças. Já as crianças tímidas passaram a ter maior desenvoltura e maior sociabilidade”, afirmou.

Para a presidente da Aemp, Diana Vita, foi mais um passo do “Projeto Descoberta de Talentos”, anunciado em seu discurso de posse. “Eu fico muito realizada com essa ação, porque são crianças mostrando seus talentos para as artes cênicas. As portas estão sendo abertas para essas crianças trabalharem com o teatro, com a dança e a música”, comentou.

Segundo o diretor do espetáculo, José Maciel da Silva, a importância da montagem do espetáculo foi dar continuidade ao “Projeto Descoberta de Talentos”, implantado na gestão da advogada Diana Vita. “Considero oportuno este projeto, que é na verdade uma ação sociocultural na comunidade do Varadouro”, afirmou Maciel.

Novas apresentações – O Grupo “Criançada em Cena” já foi convidado para se apresentar no Festival Infantil do Teatro Lima Penante, que acontece neste mês de setembro, e devem se apresentar na cidade de Alagoa Grande onde existe um teatro centenário. O grupo também deverá se apresentar em Campina Grande.

“Provavelmente vamos levar essa experiência para o Festival de Crianças que acontece este ano em Blumenau - SC. Mostraremos este espetáculo em eventos que têm essa característica de teatro para o trabalho social”, afirmou Maciel.

Por Kubitschek Pinheiro

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611