Melhoria do sistema socieducativo é tema de reunião entre membros da Justiça, MP e Governo do Estado
A titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude de João Pessoa, juíza Antonieta Maroja, esteve reunida, nessa terça-feira (24), com o governador João Azevêdo para tratar de ações para beneficiar o sistema socioeducativo na cidade. Estava também presente a promotora de justiça da Criança e do Adolescente da Capital, Catarina Gaudêncio. O principal ponto abordado foi a melhoria da estrutura física e das atividades pedagógicas das unidades socioeducativas.
A Capital conta com quatro estabelecimentos de internação e um de semiliberdade. O encontro de trabalho foi solicitado pela juíza Antonieta Maroja; pelo juiz auxiliar da unidade judicial, Luiz Eduardo Cantalice; pela promotora Catarina Gaudêncio; e pelo procurador-geral de justiça Francisco Seráphico.
De acordo com a magistrada, a expectativa é que as questões relacionadas ao sistema socioeducativo sejam solucionadas. “Com isso, esperamos avanços que podem ser ainda maiores com a melhoria das políticas públicas voltadas à temática, favorecendo a ressocialização dos jovens inseridos no sistema e, consequentemente, contribuindo para que eles não voltem a cometer infrações”, destacou, acrescentando que o grande objetivo do Judiciário é encontrar soluções para atingir a paz social.
Segundo o governador do Estado, será elaborado um cronograma de atividades por entes do governo estadual, como a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice Almeida (Fundac) e a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia (Seect). “Nós vamos avançar, de acordo com os limites do Estado, dentro de uma política de ressocialização e de respeito ao jovem”, pontuou.
O secretário da Educação, Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade, o presidente da Fundac, Noaldo Meireles, e a diretora técnica da Fundac, Valesca Ramalho, também participaram da reunião.
Por Celina Modesto / Ascom-TJPB




