Membros do Pleno homenageiam desembargador Ricardo Vital pelo 1º ano no cargo
A sessão administrativa do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba desta quarta-feira (4) foi aberta com uma breve homenagem feita ao desembargador Ricardo Vital de Almeida, pelo primeiro ano à frente do cargo. O registro do fato foi feito pelo presidente do TJPB, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, que destacou o trabalho que Ricardo Vital vem exercendo na Câmara Criminal do Tribunal.
“Vossa Excelência vem desenvolvendo com rapidez os trabalhos como julgador e, agora, como presidente do órgão, deu uma nova mentalidade aos julgamentos. Parabenizo este Tribunal por ter escolhido alguém que, além de possuir uma grande bagagem doutrinária, também é um doutor na área criminal”, disse Márcio Murilo ao colega.
Na sequência, os demais integrantes da Corte também teceram palavras sobre o primeiro ano do membro mais novo do Pleno. Integrante da Câmara Criminal, o desembargador Joás de Brito Pereira Filho afirmou que o órgão se encontra mais célere. “Temos procurado agir com muita transparência e diálogo. Ele deu uma dinâmica bem mais forte à Câmara”, enfatizou.
Outro colega do órgão fracionário, o desembargador Carlos Martins Beltrão Filho também endossou as palavras ditas e completou: “O reconhecimento é de todos, pelo seu trabalho, pelo comando da Câmara, pela reciprocidade do tratamento e respeito no dia a dia”.
A dedicação ao trabalho foi ressaltada pelo desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. “Hoje, temos, aqui, um brilhante representante da Magistratura de 2º Grau”. Também o desembargador José Ricardo Porto falou do zelo e da operosidade do homenageado com o próprio gabinete. “Grande capacidade de trabalho e um perfeito entrosamento com os assessores”.
Os parabéns também foram proferidos pelo desembargador Marcos Cavalcanti. “Parabenizo o caçula da nossa Corte, pela injeção de ânimo e sangue novo no Tribunal”. Leandro dos Santos lembrou, na ocasião, que o primeiro ano é o mais complicado. “É o período crucial para implantar uma metodologia de trabalho, treinar servidores, dizer o que pensa. Os resultados que ele já alcançou são extremamente importantes, pois vem atuando em prol da jurisdição, dando a melhor justiça que a sociedade merece”.
O sucesso do primeiro ano foi aplaudido, ainda, pela desembargadora Maria das Graças Morais Guedes e pelos desembargadores Fred Coutinho e José Aurélio da Cruz.
O desembargador Ricardo Vital agradeceu pela lembrança de sua posse e falou sobre a honra de integrar alguns órgãos colegiados do TJPB. “Isso é algo que necessita da consciência da alta responsabilidade. Onde tanto a dedicação ao trabalho, quanto a consciência da humildade e do aprendizado permanente são perenes”, declarou.
A escolha do desembargador ocorreu em sessão plenária realizada no dia 5 de setembro de 2018, em obediência ao Edital de Vacância nº 01/2017 e foi realizada com base em critérios objetivos previstos na Resolução 106/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na Resolução nº 14/2015 da Presidência do TJPB: desempenho, produtividade, presteza, aperfeiçoamento e adequação ao Código de Ética da Magistratura Nacional. A posse ocorreu nas primeiras horas do dia 6 de setembro do ano passado.
Por Gabriela Parente/ Ascom-TJPB











