Conteúdo Principal
Publicado em: 30/06/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Na noite desta segunda-feira, missa de trigésimo dia pelo falecimento do desembargador aposentado Otacílio Cordeiro

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>

 


por Evandro da Nóbrega,


coordenador de Comunicação Social do Judiciário paraibano


 


Magistrados e servidores do Poder Judiciário — além de familiares, amigos, admiradores, advogados, promotores, procuradores e demais operadores do Direito — comparecem, nesta segunda-feira, à missa de trigésimo dia mandada rezar pelo falecimento do desembargador aposentado Otacílio Cordeiro da Silva, ocorrido <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /?>em João Pessoa, no sábado, 31 de maio próximo passado.


 


A missa de 30º. dia, pela alma do magistrado, será oficiada às 19 h deste dia 30 de junho, na Igreja de São Gonçalo. O templo localiza-se no bairro da Torre, imediações da Praça Tiradentes (também conhecida como Praça São Gonçalo ou Praça da UNIMED, por se achar ali a sede desta cooperativa de serviços médicos da Capital paraibana).


 


FALECEU EM FINS DE MAIO


Como noticiado anteriormente, o desembargador aposentado Otacílio Cordeiro faleceu às 5 h da manhã do sábado, 31 de maio, no Hospital da UNIMED, em João Pessoa, depois de lutar longa e bravamente contra um câncer. 


 


Enfermo, completara os 80 anos de idade no dia 22 de maio próximo passado. Seu corpo foi velado na Central de Velórios São João Batista, no Centro de João Pessoa, de onde saiu o cortejo fúnebre, às 16 h daquele mesmo sábado, para o sepultamento no Cemitério Parque dos Ipês.


 


APOSENTADORIA EM 1998 


Conhecido por seu saber jurídico, lhaneza de trato, simplicidade e imbatível cordialidade, o desembargador Otacílio Cordeiro aposentara-se do Tribunal de Justiça da Paraíba no dia 22 de maio de 1998. 


 


Afastou-se por tempo de serviço, sendo a sua vaga preenchida, no dia 27 seguinte, pelo novo desembargador eleito por merecimento, o juiz José Hardman Norat, então titular da Vara de Registro Público da Capital e hoje também já aposentado do TJ-PB. 


 


PERNAMBUCANO PARAIBANIZADO


O desembargador Otacílio Cordeiro da Silva nascera na cidade do Cabo, PE, a 22 de maio de 1928, filho de Andrônico Cordeiro da Silva e Avertana Cordeiro da Silva. Iniciara suas atividades profissionais como funcionário do IBGE em Campina Grande e, depois, em João Pessoa. Formado pela antiga Faculdade de Direito da Paraíba, colou grau a 8 de dezembro de 1955 como integrante de sua primeira turma de concluintes. 


 


Ainda como acadêmico de Direito, exerceu o cargo de juiz municipal de São Rafael (depois Pedro Avelino, RN). Ingressou na Magistratura paraibana como Juiz de Direito de Bonito de Santa Fé, nomeado a 29 de julho de 1959. Daquela Comarca, foi removido, a 27 de maio de 1960, para a de Serra Branca. Por ato de 30 de novembro de 1965, foi removido, por permuta, para a Comarca de Alagoa Nova. Exerceu o cargo de juiz de Direito em várias outras Comarcas paraibanas, até ser escolhido desembargador pelo Tribunal Pleno do TJ-PB.


GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611